Notícias

Brasil é o segundo país em ranking com mais mortes de crianças por Covid-19

Foto: Taylor Brandon/Unsplash

Em meio à pior crise sanitária da história recente e mais de 473 mil mortes, o Brasil integra mais uma triste estatística: é o segundo país no ranking com mais mortes de crianças por Covid-19. Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo junto a dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe), até meados de maio deste ano, 948 crianças de 0 a 9 anos de idade morreram por conta do coronavírus no Brasil.

A análise considerou 11 países que registraram pelo menos mil mortes a cada milhão de pessoas, e que possuem mais de 20 milhões de habitantes.

No quesito mortalidade infantil por Covid-19, o Brasil fica atrás apenas do Peru. Aqui morreram 32 crianças a cada um milhão. No país vizinho, foram 41 por milhão.

A maior parte dos óbitos em solo brasileiro se deu maio do ano passado, quando 131 crianças perderam a vida para a Covid-19. O segundo pico foi em abril deste ano, com 99 mortes. Os bebês de até dois anos foram as principais vítimas, correspondendo a 32,7% das mortes registradas.

O número de óbitos também é significativo entre crianças negras e indígenas. De acordo com o levantamento, 57% das crianças mortas por Covid no período eram negras. Apesar de representarem apenas 0,5% da população brasileira, os óbitos de crianças indígenas chegaram a 4.4% do total.