Notícias

Palácio Piratini completa 100 anos com inauguração da galeria dos governantes do RS

Yeda Crusius foi a única mulher a governar o Rio Grande do Sul

O governo do Estado do Rio Grande do Sul deu início nesta segunda-feira (17/5) às atividades alusivas ao centenário do Palácio Piratini, entre elas, a inauguação da Galeria dos Governantes do RS, que dará a oportunidade de conhecer, por meio de fotografias emblemáticas, líderes que comandaram o governo do Estado e que habitaram o Palácio Piratini nesses 100 anos de história. A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, fará parte desta galeria como a 36ª governadora do RS. Ela foi a única mulher a governar o estado na história (2007-2010). Yeda Crusius liderou o projeto de desenvolvimento que conquistou o Déficit Zero (2008), com o registro de altas taxas de crescimento do PIB, melhoria em todos os indicadores sociais, e projetos de infraestrutura e investimentos inovadores.

No evento será lançado também o site especial do Palácio Piratini. O novo portal trará um panorama geral da história e da atual realidade da sede do Executivo, incluindo linha do tempo, visita virtual, fotos oficiais dos ambientes e do acervo artístico-cultural.

Em uma segunda etapa, estarão disponíveis sessões com conteúdos especiais voltados à compreensão do espaço e acervo presente no palácio. O site será a matriz virtual deste patrimônio gaúcho, uma oportunidade de proporcionar acesso, mesmo que digital, a este espaço ainda pouco conhecido pela população.

Confira: