Mulheres compõem 50% do ITV de Pelotas: “Fortalecimento da democracia passa pela representatividade”, diz Leonardo Martins

Leonardo Martins foi reconduzido ao cargo de presidente do ITV de Pelotas no último domingo (25/4)

A paridade de gênero ainda é um sonho distante na política brasileira, mas já é uma realidade no Instituto Teotônio Vilela (ITV) de Pelotas (RS), fundado e presidido pelo tucano Leonardo Martins, de apenas 17 anos. Em sua gestão, a representatividade entre os segmentos é levada a sério: as mulheres compõem 50% do Secretariado, enquanto 40% são ocupados pela Juventude do PSDB e 30% pelo Tucanafro.

“Buscamos construir um Secretariado com respeito. Meu Presidente de Honra é o professor Marasco Leite, pai do governador Eduardo Leite, mas, antes disso, fundador e primeiro presidente do partido, bem como primeiro candidato do PSDB à prefeitura de Pelotas, em 1988. Minha vice, Liliane Proença, tem uma atuação gigante no PSDB-Mulher e no Tucanafro, sendo Presidente Municipal e Vice-Presidente Estadual do PSDB-Mulher RS”, afirmou Leonardo.

Para o presidente do ITV de Pelotas, avanços importantes seriam conquistados com mais mulheres participando do processo político. Ele citou como exemplos de sucesso as gestões da presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, enquanto governadora do Rio Grande do Sul, e da atual prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

“O fortalecimento da democracia passa pela representatividade, e, comprovadamente, as mulheres que entram para a política protagonizam tempos vitoriosos. No Congresso Nacional, são vozes fortes e firmes na defesa dos ideais que acreditam, e no Executivo, lideram e constroem legados de muito êxito, tendo responsabilidade com o futuro das novas gerações. Os resultados são excelentes, os melhores”, destacou.

Juventude, experiência e representatividade

Leonardo Martins e a presidente do PSDB-Mulher Nacional Yeda Crusius. Uma das maiores bandeiras do Secretariado é alcançar a paridade de gênero nos espaços de poder.

Reconduzido à presidência do ITV no município, Leonardo Martins diz se orgulhar de sua equipe e do trabalho desempenhado até o momento, que tem como base o foco em três eixos: juventude, experiência e representatividade.

“Nunca antes, um ‘guri de 17 anos’ assumiu a presidência do grande e reconhecido instituto do PSDB, em nenhuma instância, o que, sem dúvidas, redobra a responsabilidade e as cobranças, bem como prova que a nossa capacidade e a vontade de fazer não estão vinculadas com idade”, ponderou o jovem.

“Unir juventude, experiência e representatividade dá certo, e quem diz isso não sou eu, são os resultados na prática. Muito ainda precisa ser conquistado, mas estamos no rumo certo”, acrescentou.

No ano de 2020, o foco do ITV de Pelotas ficou nas eleições municipais, o que garantiu excelentes resultados. Já este ano, segundo a vice-presidente do instituto, Liliane Proença, o grande desafio será dar continuidade ao trabalho de formação política.

“Estar como vice do presidente Leonardo no ITV tem sido maravilhoso, principalmente por estarmos construindo juntos um segmento muito forte em vários aspectos. Em um ano de trabalho atípico, pois assumimos a presidência e logo veio a pandemia, tivemos que nos adaptar no planejamento e ações que já haviam sido programadas, entre elas, o curso de formação política para candidatos, campanha de conscientização no combate à pandemia, entre outras atividades”, relatou.

Para a tucana, o diálogo e a parceria de trabalho têm se mostrado fundamentais na construção de uma boa política.

“É muito bom fazer parte de uma Executiva que tem a participação coletiva e majoritária de todos os segmentos. Isso é um exemplo da boa política que acreditamos ser possível. Independente dos cargos, está a vontade de fazer. E vamos fazer ainda mais nos próximos anos”, completou Liliane.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também é uma das integrantes do Instituto.