Começa a produção da Butanvac, a vacina 100% brasileira fabricada pelo Instituto Butantan

Mais um dia histórico para os brasileiros no combate à pandemia do coronavírus: nesta quarta-feira (28/4) foi iniciada a produção de 18 milhões de doses da vacina Butanvac, fabricada integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vale lembrar que o Instituto já enviou à Anvisa o protocolo de estudo clínico da Butanvac. Assim que autorizados, serão iniciados os estudos de fase 1 e 2 em humanos, com 1,8 mil voluntários. Já a fase 3 prevê uma escala maior o Butantan. Segundo o Governo de São Paulo, estado comandado por João Doria (PSDB), as doses deverão estar prontas para uso já na primeira quinzena de junho, uma vez que o imunizante de participantes, com testes em cerca de 9 mil pessoas.

Nas redes sociais, tucanas comemoraram o início da produção da Butanvac. A deputada estadual Carla Morando (PSDB-SP) destacou que é a primeira vacina contra Covid-19 fabricada integralmente no Brasil, sem a necessidade de matéria-prima internacional.

“Esse é um momento histórico. Estamos dando mais um importante passo na luta contra o coronavírus. Viva a ciência! Viva o SUS!”, celebrou a parlamentar.

Já a deputada estadual Patrícia Bezerra (PSDB-SP) lembrou que o plano de imunização no estado já tem dado resultados.

“As mortes de idosos por coronavírus caíram 90% neste mês de abril, na comparação com o mês passado”, informou. “Bora vacinar”, completou a tucana.

A título de curiosidade, a tecnologia usada para obter o insumo que compõe a Butanvac é a mesma da vacina contra a gripe. O procedimento consiste no cultivo de cepas em ovos de galinha, que geram doses de vacinas inativadas, feitas com fragmentos de vírus mortos.