Notas Oficiais

Nota sobre pedido de desfiliação da deputada federal Mara Rocha

Diante do anúncio da deputada federal Mara Rocha (AC) de que irá se desligar do PSDB, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB manifesta a sua convicção de que, durante todo o período que compôs os quadros do partido, não faltaram apoio e incentivo à parlamentar. Em 2018, quando se apresentou como candidata a deputada federal, o Secretariado disponibilizou recursos financeiros e logísticos para a sua campanha. Uma vez eleita, Mara Rocha pôde contar com a nossa estrutura e canais para dar visibilidade à sua atuação na Câmara dos Deputados e no estado.

Em 2020, ano importante e estratégico por conta das eleições municipais, tentamos estreitar ainda mais os canais de comunicação com Mara Rocha, até então presidente estadual do PSDB no Acre, para oferecer apoio às candidaturas femininas do estado.

No entanto, o que encontramos foi a imensa dificuldade de nos comunicarmos com a deputada e sua equipe. Ainda assim, buscamos formas de incluir e incentivar as mulheres do Acre a participarem de forma competitiva do pleito de 2020. Disponibilizamos cursos preparatórios para pré-candidatas às eleições municipais, por meio da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, bem como oferecemos um Kit Campanha para candidatas nos municípios do estado, além de recursos do Fundo Eleitoral. Todavia, a participação do estado do Acre foi ínfima.

Diante disso, temos a convicção de que não faltou apoio por parte do PSDB-Mulher Nacional para o diretório do Acre e para as ações da deputada Mara Rocha.

O Secretariado lamenta a forma pela qual foi noticiado o desejo de Mara Rocha de se desfiliar do PSDB. Seguimos firmes no propósito de capacitar e apoiar mulheres que querem fazer a política do partido.

Yeda Crusius
Presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB