Notícias

Prefeitas tucanas fecham acordo para garantir a vacina do coronavírus para os seus municípios

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Com o número de mortes pelo coronavírus beirando as 300 mil, diversas lideranças tucanas têm se mobilizado para contornar a crise sanitária, econômica e social sem precedentes causada pela pandemia. Na tentativa de garantir que a vacina chegue com mais rapidez aos seus municípios, prefeitas do partido estão fechando acordos para a compra direta do imunizante.

Nesta quarta-feira (24/3), a prefeita de Caruaru (PE) Raquel Lyra participou de uma reunião online para formalizar o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, chamado Conectar. O movimento é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“O objetivo é fortalecer os municípios no combate ao coronavírus, trazendo mais facilidade para compra de vacinas, insumos e equipamentos. Juntos somos mais fortes! Vamos vencer!”, afirmou a tucana em suas redes sociais.

Outra tucana a integrar o consórcio é a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, que inclusive virou alvo de ameaças e manifestações na última semana pela restrição do comércio não-essencial e outras atividades na capital tocantinense, como forma de conter o avanço do vírus. Para ela, o esforço conjunto do consórcio Conectar visa reforçar o Plano Nacional de Imunização e fortalecer os municípios.

“São soluções para os municípios em um momento onde estamos carentes de um governo central que acredite na ciência e que faça da vacina para todos uma realidade o mais rápido possível”, avaliou Cinthia.

A prefeita de Praia Grande (SP), Raquel Chini, destacou que a iniciativa reúne mais de duas mil prefeituras brasileiras, e pediu união. “Precisamos da união de todos os entes federados para a vacina para todos ser uma realidade o mais breve possível”, conclamou.

MAIS RAPIDEZ

Nos estados, tucanas também tem defendido medidas para acelerar a aquisição dos imunizantes. Em Alagoas, por exemplo, a deputada estadual Cibele Moura votou a favor da compra de vacinas de forma direta pelo estado, de forma a diminuir a burocracia e ajudar a salvar as vidas de milhares de alagoanos.

“Não existe solução que não passe pela vacinação da nossa população. A imunização em massa é a única maneira de superarmos essa crise e vencermos a guerra contra a Covid-19. E agora, Alagoas já poderá fazer sua parte e cuidar da nossa gente”, comemorou a tucana nas redes sociais.

Já em Sergipe, a deputada estadual Maria Mendonça também votou a favor de um projeto de Lei, encaminhado pelo governo do estado, que visa garantir mais rapidez ao processo de vacinação da população.

“Aprovamos o PL por entendermos a sua urgência. Precisamos adquirir essas vacinas para que a nossa população seja imunizada o quanto antes contra esse vírus maldito, que tem ceifado vidas”, completou a parlamentar.