“Dia da Mulher na Política Nacional”, por Maria Avaloni

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira dia 08 de março, costuma ser associado a flores, bombons, cafés da manhã, elogios e todo o tipo de homenagem. Porém, queremos também trazer de volta o motivo da existência desta tão importante data, para que todas as lutas não tenham sido em vão,  no qual todas as mulheres possam ser plenamente livres, respeitadas, valorizadas e reconhecidas.

O dia  8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos em nosso país, que durante anos essas mulheres lutaram contra a violência, o feminicídio, o aborto, a própria diferença salarial,  o espaço no meio político e no ramo profissional.

Aproveito essa data, para refletirmos sobre a complexidade do papel da mulher e como transformá-lo, começando a partir de cada uma de nós.  Atualmente não há nenhuma função ou atividade que a mulher já não tenha exercido. Parece que a nossa missão sempre foi a de superação, como grandes guerreiras e dominadoras, contribuímos muito para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade, mas a valorização da mulher, nem sempre veio na mesma proporção.

Embora a Constituição Federal seja muito jovem, o que acontece desde o século XVII, são exemplos e histórias de mulheres fortes, resistentes e corajosas que lutam por direitos e melhores condições. Até hoje interpretações, muitas vezes equivocadas, temos tido quanto a essa luta por igualdade entre homens e mulheres.

No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto “comercial” em muitos lugares. O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens seguem uma cultura de  presentear as mulheres com flores na ocasião.

Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomendado pelo governo, contudo,  nem todas as empresas seguem essa prática. Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres. No Brasil, a data também é marcada  todo ano por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

A mulher já passou por grandes obstáculos em toda a sua história e nos dias atuais é recompensada por todo o seu esforço. Nós mulheres, temos nossos direitos garantidos, tornando-se mais simples a nossa inserção por onde passamos. Conseguindo desta forma,  fazer valer seus direitos trabalhistas diante da sociedade que até então, antes era dominada pela força masculina.

(*) Maria Avalone é presidente estadual do PSDB-Mulher em Mato Grosso