Notícias

Jô Dias solicita pesquisa sobre a realidade de Abaetetuba no combate a Covid-19

Foto: Jean Ribeiro/Ascom PMA

A vereadora de Abaetetuba (PA), Jô Dias, protocolou no último sábado (30/1) um documento solicitando à Secretaria Municipal de Saúde informações em relação a pandemia na cidade. O Ofício N° 004/2021 foi entregue após reunião com a prefeita Francineti Carvalho com a Câmara de Vereadores e a secretária Municipal de Saúde, Francinete Lobato, com a intenção de traçar estratégias para a saúde do município de Abaetetuba.

“O documento que apresentei significa uma pesquisa ampla sobre a realidade municipal, acerca da saúde com ênfase à Pandemia Covid/19”, orientou a vereadora. “Assim que tomarmos posse das informações estaremos apresentando em detalhes, na Câmara Municipal de Vereadores”.

Dentre as informações solicitadas, estão:

– Se o município possui Plano de Contingência para essa emergencialidade;
– Sobre o controle de Oxigênio, existe planilhado a quantidade necessária para alguma emergencialidade, há retaguarda em caso de excepcionalidade;
– Como está ocorrendo o Fluxo de Atendimento à pacientes com síndrome respiratória;
– Quanto ao estoque de medicamentos – é suficiente à demanda;
– Quadro de funcionários – compatível com demanda e possíveis emergencialidades;
– Retaguarda do Estado – há alguma sinalização quanto a esse item pelo Governo Estadual;
– Decreto Estadual X Decreto Municipal – quais os itens que estão se sobrepondo e/ou não sendo contemplado;
– Fiscalização – como está ocorrendo, qual o contato telefônico para acionar se necessário, solicitamos ainda dar publicidade contato.
– Vacina para Idosos – que se divulgue qual o Plano de Operacionalização a esse público e a forma que será realizada.

“A partir dessa contextualização, foi exposto ao Legislativo Municipal que é urgente a necessidade de um trabalho conjunto de enfrentamento à Pandemia, especialmente no que diz respeito ao alinhamento do município aos Decretos Estaduais”, afirmou a prefeita.

“Estou muito grata pela maneira com a qual a nossa Prefeita Francineti e a Secretária de Saúde acolheram nossa pesquisa. Tenho a certeza de que o documento será muito bem recebido por nossos colegas vereadores”, assegurou Jô Dias.

Para saber mais sobre a reunião, assista ao vídeo clicando aqui.