Tucanas pedem inclusão de quilombolas e pessoas com deficiência no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

Com o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, as tucanas foram à luta para garantir que os grupos mais vulneráveis ao vírus sejam priorizados.

A deputada estadual Lêda Borges (GO) solicitou via requerimento à Secretaria da Saúde de Goiás a inclusão de comunidades quilombolas urbanas e rurais no grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. Documento foi apresentado em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta segunda-feira (25/01).

Segundo ela, tal inclusão se faz necessária, pois a taxa de mortalidade da população quilombola por Covid-19 é superior à média nacional de cerca de 3%. Além disso, no requerimento ela diz que os grupos quilombolas vivem em níveis de vulnerabilidade, que só ficam atrás dos de indígenas aldeados.

“Por possuir um histórico de ocorrência de doenças maior que o da população urbana de maneira geral, os quilombolas precisam de maior atenção durante a pandemia e precisam ser vacinadas prioritariamente”, justificou.

Em busca da priorização das pessoas com deficiência, a deputada federal Tereza Nelma (AL) se reuniu com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e conversou com o Secretário Estadual de Saúde.

“Infelizmente, as pessoas com deficiência não foram reconhecidas enquanto prioridade no plano de imunização nacional, apesar de reconhecidamente deterem um alto grau de comorbidades crônicas”, ressaltou. “Como deputada e presidente da Frente Nacional da Pessoa com Deficiência, venho reinvidicar que o grupo seja considerado prioridade absoluta na vacinação contra o coronavírus. Seguiremos juntos lutando por quem mais precisa!”.