Notícias

‘Estou aqui hoje por causa das mulheres antes de mim’, diz Kamala Harris

Foto: Convenção Nacional Democrata/Pool/Reuters

A vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, homenageou as mulheres horas antes de chegar ao Congresso dos Estados Unidos para a posse de hoje ao lado do presidente eleito Joe Biden.

“Estou aqui hoje por causa das mulheres que vieram antes de mim”, escreveu ela em uma mensagem postada em seu perfil no Twitter. O post veio acompanhado de muitas fotos dela ao lado da mãe e também de outras mulheres.

Ao tomar posse hoje, Kamala se tornará a primeira mulher a ocupar a vice-presidência do país.

Filha de imigrantes radicados nos Estados Unidos —o pai é jamaicano e a mãe, indiana—, Kamala já tinha sido pioneira ao se tornar a primeira procuradora-geral negra da Califórnia e a primeira mulher de origem do sul da Ásia eleita para o Senado.

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse de Joe Biden e de Kamala Harris acontece em meio a um clima de bastante tensão. Duas semanas atrás, radicais apoiadores de Donald Trump invadiram o prédio do Congresso, também chamado de Capitólio, para protestar contra a certificação da vitória do democrata.

A segurança no local foi reforçada e o evento acontece sem a presença do público. Os convidados são poucos: ex-presidentes como Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush acompanham a restrita cerimônia em Washington, D.C..

O vice-presidente Mike Pence, que deixa o cargo nas próximas horas, também participa da cerimônia. Já Trump se negou a acompanhar a posse de Biden e foi de avião direto para a Flórida assim que deixou a Casa Branca, na manhã de hoje.

Com informações do UOL Notícias