Política

Claudirene Rodrigues é a primeira representante quilombola eleita vereadora em Paracatu

Claudirene Rodrigues

A estrada para a paridade de gênero na política brasileira ainda é longa, mas a luta do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB para que mais mulheres ocupem os espaços de poder avança a cada eleição. No quesito representatividade, um dos destaques do partido nas eleições municipais de 2020 foi a vereadora recém-eleita Claudirene Rodrigues. A tucana foi a primeira representante quilombola eleita à Câmara Municipal de Vereadores de Paracatu (MG), ocupando ainda um lugar na mesa diretora da Casa.

Pedagoga com 16 anos de atuação na área social, Claudirene fez uma campanha focada em propostas que visavam ampliar as políticas públicas para mulheres na região, desenvolvendo o seu empoderamento por meio da independência econômica e inserção no mercado de trabalho.

Segundo ela, sua eleição como vereadora, enquanto mulher negra e representante das comunidades quilombolas de Paracatu, é uma conquista histórica.

“É uma conquista histórica muito importante, que permite uma representação direta nos espaços de poder em que são debatidos projetos e leis que são de extrema importância para a nossa comunidade, além de poder representar toda as comunidades quilombolas existentes aqui no nosso município. Além disso, a gente tem a oportunidade de ampliar a diversidade no Parlamento, onde eu poderei contribuir positivamente na efetivação de políticas públicas para a cidade no geral”, comemorou a tucana.

Desafios na campanha

A vereadora classificou a campanha eleitoral em plena pandemia de coronavírus como um período desafiador. Ainda assim, o saldo para ela foi positivo.

“Tive muitas dificuldades durante a campanha, dentre elas a de ser julgada como incapaz, ser colocada como a pessoa que ‘vai ter muitos votos, mas não será eleita’, ‘você está em um partido muito forte’, ‘você não vai conseguir’. Foram muitas coisas que faziam às vezes a gente ficar desanimado, se sentindo incapaz”, lembrou.

“Por outro lado, eu conhecia e sabia do trabalho que já tinha feito com a sociedade aqui no município de Paracatu, e em contrapartida eu tinha um eleitorado fiel, que acreditava nas minhas propostas e militavam comigo gratuitamente nas redes sociais, o que elevou ao máximo o meu nome, as minhas propostas, e fez com que elas chegassem, de fato, em todas as pessoas da cidade. Foi o que, com certeza, fez a diferença para nós aqui”, constatou.

Representatividade

Claudirene Rodrigues destacou ainda a importância da representatividade nos quadros políticos do país, assim como de iniciativas como a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, que promoveu cursos online de capacitação política para pré-candidatas de todo o Brasil.

“Garantir a participação plena e efetiva das mulheres na política é promover a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres, e em todos os níveis, conforme os objetivos sustentáveis”, avaliou.

Para a tucana, nos últimos anos foi possível observar um nítido crescimento de mulheres ocupando espaços de poder na política. Mesmo assim, o caminho a ser trilhado ainda é longo.

“Observamos ainda muitos casos onde a mulher é simplesmente usada para fazer números, usada como laranja nos partidos. Hoje deu para ver, principalmente aqui na nossa Câmara, que a representatividade feminina cresceu muito, tendo em vista que temos mulheres com objetivos, com o trabalho, e com a consciência muito amadurecida de que, de fato, elas representam a nossa classe de mulheres, e podem sim contribuir positivamente com os trabalhos no nosso município”, acrescentou.

“Precisamos incentivar cada vez mais a participação feminina nos espaços de poder e decisão, fortalecendo esse conceito de cidadania participativa, principalmente nos espaços onde há predominância masculina”, completou a vereadora.