Notícias

PSDB-Mulher se une a Frente Ampla em apoio a Baleia Rossi para Presidência da Câmara

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB formalizou o seu apoio ao deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela Presidência da Câmara. Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (13/01), representantes de nove partidos, entre elas a assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional, Luciana Loureiro, e a Secretária da Mulher da Câmara, deputada Dorinha Rezende (DEM-TO), se uniram na “Frente Ampla de Mulheres com Baleia Rossi”.

A frente é formada ao todo por 11 partidos, são eles:

– Cidadania;
– Democratas;
– MDB;
– PCdoB;
– PDT;
– PSB;
– PSDB;
– PSL;
– PT;
– PV;
– Rede.

Para o PSDB-Mulher Nacional, o apoio a um candidato deve estar condicionado ao seu comprometimento com o aumento da representatividade feminina na política e à uma pauta de políticas públicas específica para elas, especialmente em matérias que dizem respeito ao combate à violência contra a mulher, uma das principais bandeiras do Secretariado Nacional.

Durante a reunião, a deputada Dorinha relatou que a Bancada Feminina da Câmara preparou uma carta-compromisso que deverá ser entregue aos candidatos Baleia Rossi e Arthur Lira (PP-AL) ainda nesta semana, com demandas que vão desde a participação das mulheres do colégio de líderes do Congresso e o rodízio de partidos para relatorias até a inclusão de mais mulheres nas mesas diretoras.

A Frente Ampla de Mulheres com Baleia Rossi também pretende se reunir com o deputado, cobrando que ele reafirme o seu compromisso com a pauta feminina e inclua mais mulheres em sua estratégia de campanha.

O grupo também deverá elaborar uma carta de intenções, de forma que haja um equilíbrio entre a agenda considerada essencial para as mulheres e garantindo que nenhum dos direitos já conquistados sejam revogados.