Notícias

Em Abaetetuba (PA), Francineti Carvalho assume a Prefeitura com equidade de gênero em seu secretariado

Os primeiros dias de 2021 foram cheios de trabalho para a recém-empossada prefeita de Abaetetuba (PA), Francineti Carvalho. Eleita nas eleições municipais com 28,64% dos votos, a tucana iniciou a primeira semana do seu mandato com uma série de reuniões com o seu secretariado, em busca de soluções para os principais problemas do município.

Uma de suas preocupações ao montar a equipe foi garantir a equidade de gênero: secretarias e diretorias de órgãos municipais foram divididas uniformemente entre mulheres e homens.

“Como mulher, enfrentei e enfrento todas as dificuldades próprias de nossa presença nos espaços de poder e decisão, infelizmente ainda recebida com incômodo por muitos. Apesar disso, sempre me mantive firme no propósito de que o poder deve ser compartilhado, com aceitação e respeito às diferenças. Com base nisso, também empossei, com orgulho, um secretariado com equidade de gênero, como já havia feito nos mandatos anteriores”, destacou Francineti em suas redes sociais, no dia da posse.

“A luta é árdua, mas os desafios me impulsionam e, como mulher e filha de Abaetetuba, recuso-me a desistir”, acrescentou.

Em respeito ao distanciamento social vigente e tendo em vista os cuidados sanitários necessários devido à pandemia do coronavírus, a posse não foi aberta ao público. A cerimônia foi transmitida na página da prefeita no Facebook.

Prioridades

Uma das prioridades da prefeita recém-eleita é corrigir os problemas relacionados à Saúde no município. Na segunda-feira passada (04/01), ela se reuniu com a nova secretária da pasta, Francinete Lobato, para discutir os próximos passos no setor.

“Nosso objetivo é transformar a promoção e a assistência à saúde em Abaetetuba, por meio da ampliação do acesso aos serviços e a humanização do atendimento, e assim garantir maior eficácia e satisfação à população”, afirmou a tucana.

Francineti Carvalho também realizou uma reunião em caráter de urgência com as secretarias de Administração e Obras, também geridas por duas mulheres, para debater um outro problema deixado pela gestão anterior: a limpeza pública do município.

“Recebemos a administração da cidade com a coleta de lixo e entulho notoriamente ineficiente. Isso, além de prejudicar o meio ambiente, pode comprometer a saúde da população e afeta visualmente a cidade”, constatou a prefeita.

“O trabalho para solucionar essa questão já foi iniciado e está árduo, mas o acúmulo de problemas recebido por nós demandará um certo tempo para normalizar a situação. Por isso, pedimos compreensão e colaboração à população abaetetubense. Juntos vamos construir uma Abaetetuba limpa, saudável e mais bonita”, completou.