Câmara debate assistência a usuárias do contraceptivo Essure

Discussão faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

A Câmara dos Deputados promove hoje o debate “Vítimas do Essure”, sobre efeitos do contraceptivo que causou problemas de saúde em mulheres de todo o mundo.

O debate está marcado para as 10 horas, no plenário 3. É possível participar pelo portal e-Democracia ou acompanhar a transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

O evento faz parte da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que no Brasil acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro. A campanha é organizada na Câmara pela Secretaria da Mulher e Primeira-Secretaria.

O que é o Essure

O Essure é um sistema para evitar a gravidez fabricado pela empresa alemã Bayer. Teve o uso autorizado no Brasil em 2008 e, a partir de 2009, foi utilizado pelo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma alternativa à laqueadura.

Mulheres que tiveram o sistema implantado relatam efeitos adversos e se organizaram para reivindicar tratamento e a retirada do dispositivo pelo SUS.

O Essure é composto por duas molas, colocadas por via vaginal na entrada de cada trompa, bloqueando-a de modo permanente. A retirada precisa ser feita por um procedimento cirúrgico.

Autorização

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a suspender a  autorização do sistema em fevereiro de 2017, classificando-o como de risco máximo, por poder provocar “alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade ou reações do tipo imune.” Mas voltou a liberar o uso em julho do mesmo ano, depois de receber novos documentos da empresa.

Com informações da Agência Câmara de Notícias