“Resultado das eleições mostra que as pessoas aprovaram a nossa gestão”, destaca a prefeita reeleita de Palmas Cinthia Ribeiro

Foram 46.243 votos, o equivalente a 36,24% do eleitorado, que reelegeram Cinthia Ribeiro como prefeita de Palmas (TO) pelos próximos quatro anos. Para a tucana, o resultado das eleições municipais reflete o respaldo da população à gestão, mesmo com os desgastes causados pela pandemia do coronavírus.

“Fez toda a diferença o fato de nós estarmos à frente da gestão. As pessoas aprovaram, validaram isso. O resultado das eleições mostrou isso claramente: fui eleita a primeira prefeita das sete capitais onde já foi definido o primeiro turno”, afirmou.

Durante reunião virtual da Coordenação Executiva do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, realizada na última quinta-feira (19/11), Cinthia falou sobre a experiência de conduzir uma campanha eleitoral vitoriosa e, ao mesmo tempo, administrar uma cidade em meio à uma pandemia.

“Diferente dos outros 11 candidatos, eu continuei sendo prefeita, administrando uma crise sem precedentes, fazendo uma eleição muito diferente. Eu tinha um receio muito grande de que a avaliação do comando de tudo na cidade, com a pandemia, tivesse trazido desgates, e claro que eu acabei assumindo uma rejeição que eu não tinha no início da administração da pandemia como um todo. Mas, em contrapartida, em todas as pesquisas qualitativas, o que me respaldou muito foi o pulso firme. A gestão certa, na hora certa, com relação a tudo isso”, contou.

“Nós assumimos as nossas duas UPAs sem nenhum respirador, nenhum leito de UTI. Hoje, nós temos 72 respiradores instalados. Fui aprendendo como todo mundo, como todos os outros prefeitos e prefeitas, no meio da crise acontecendo”, destacou ela.

MISOGINIA NA POLÍTICA

Além dos desafios impostos ao município pelo coronavírus, durante a campanha, a prefeita reeleita também precisou enfrentar outra dificuldade imposta às mulheres que desejam maior representatividade feminina na política, ocupando os espaços de poder: o machismo e a misoginia.

“O patriarcado ainda continua muito forte. Em particular, pude sentir isso enquanto candidata aqui em Palmas. Eles falavam da cor do cabelo da prefeita, do noivo da prefeita, falavam sobre coisas que realmente saiam do foco. Iam para um embate pessoal, e esqueciam de qualquer proposta”, relatou a tucana.

“Em contrapartida, nós adotamos uma linha de mostrar trabalho. Não entramos nessa de responder nada, foi uma campanha muito tranquila da nossa parte. Mas claro que fomos alvo de ataques, inclusive depois do resultado das eleições”, disse.

INVESTIMENTO DO PSDB-MULHER NACIONAL

Cinthia Ribeiro destacou ainda que vê o sucesso da sua candidatura em Palmas como fruto de todo o investimento e trabalho desenvolvido pelo PSDB-Mulher Nacional na capacitação e apoio estratégico às suas candidatas. Um dos maiores exemplos disso foi o lançamento da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, importante ferramenta tecnológica que ofereceu cursos de capacitação política online EAD para mais de três mil pré-candidatas a partir de junho deste ano.

“Eu sou fruto de todo o investimento, capacitação e credibilidade que o PSDB-Mulher adotou durante esses anos. Cheguei no PSDB em 2014, e pude participar de tudo isso em conjunto com muitas de vocês”, considerou.

“Nossas vereadoras, candidatas aqui pelo PSDB, também trabalharam muito. Foram verdadeiras guerreiras. E o curso de capacitação, os cursos em EAD, e a plataforma do PSDB-Mulher ajudaram muito. Com certeza, diferente dos outros partidos, nós já chegamos bem preparadas para a eleição. Também foi a primeira vez que essas mulheres conseguiram ter o apoio e o aporte do PSDB, no que diz respeito à parte jurídica, contábil, toda essa estrutura, e também a estrutura financeira para a distribuição de material”, completou a prefeita.

Graças aos esforços do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, o partido elegeu 53 prefeitas e 719 vereadoras em todo o Brasil, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também houve um aumento significativo no número de mulheres eleitas nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo e Minas Gerais.