Aumento no número de tucanas eleitas em São Paulo é reconhecimento do trabalho de capacitação do PSDB-Mulher

O PSDB de São Paulo ampliou em 57,9% o número de mulheres eleitas neste último domingo (15/11) se comparado ao pleito de 2016. É o partido que mais elegeu representantes mulheres nas eleições municipais deste ano. Os resultados foram significativos para o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB. Após o trabalho de capacitação política das pré-candidatas realizado por meio da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, que ofereceu cursos online EAD com a participação de mais de três mil mulheres, os frutos do apoio dado às tucanas se traduzem em números.

O PSDB-Mulher elegeu em São Paulo 13 prefeitas – com outras duas candidatas de grandes cidades disputando uma vaga no segundo turno: Raquel Chini em Praia Grande e Solange Freitas em São Vicente – e 197 vereadoras. Para se ter uma ideia da evolução, em 2016 o partido elegeu 119 mulheres para as Câmaras de Vereadores do estado.

Para a presidente do PSDB-Mulher em São Paulo, Edna Martins, a plataforma digital, lançada pelo em junho deste ano, foi um diferencial importante para que esse resultado fosse alcançado.

“Nós fizemos 13 prefeitas e temos duas no segundo turno de duas grandes cidades, o que é bem legal aqui para a gente. E aumentamos bastante o número de vereadoras. Tínhamos 119 e agora elegemos 197. Então foi um bom resultado objetivo”, avaliou, durante reunião online da Coordenação Executiva do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, nesta quinta-feira (19/11).

“Estamos indo bem, mas a cobrança é enorme para cima da gente. Estamos administrando isso conversando, o tempo todo esclarecendo, mostrando a importância do PSDB-Mulher. E todos reconhecem essa parte toda da plataforma, todo mundo diz que foi muito importante para esse resultado que tivemos”, constatou a tucana.

Campanha virtual

Com uma campanha eleitoral atípica realizada em grande parte de forma virtual por conta da pandemia do coronavírus, o PSDB-Mulher buscou novos meios de capacitar o maior número de candidatas possível para as eleições municipais deste ano. Foi quando nasceu a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, que além dos cursos de capacitação política EAD também disponibilizou cartilhas virtuais informativas para as tucanas, como a Bandeiras Eleitorais 2020 – Mulheres nas Cidades, que traz princípios e pautas prioritárias em diversas áreas; e o Manual Voto Legal 2020, que esclarece dúvidas sobre a legislação eleitoral.

As candidatas que fizeram a reserva também receberam um Kit Candidata, que contava com consultoria jurídica e partidária, auxílio na prestação de contas, material de campanha virtual personalizado para impressão e uso nas redes sociais, e um vídeo de divulgação de campanha.

O objetivo era amparar o maior número possível de tucanas, especialmente as de municípios menores, para que elas pudessem concorrer às urnas de forma mais justa e competitiva. Deu resultado. O partido conseguiu eleger 53 prefeitas no primeiro turno e 719 vereadoras em todos os estados do Brasil.

Confira abaixo a lista com todas as prefeitas eleitas pelo PSDB em São Paulo:

Abigail (Alvinlândia)
Hellen Rodrigues (Avaí)
Marcia (Guaimbê)
Dona Graça (Itirapina)
Célia (Mirassolândia)
Thais (Nova Canaã Paulista)
Mireli Martins (Orindiúva)
Marcia Bin Esposa Do Testinha (Poá)
Cassia Furlan (Presidente Epitácio)
Ana Lucia (São Luís Do Paraitinga)
Gláucia Camacho (Severínia)