Acompanhe

PSDB-Mulher elege 53 prefeitas e 719 vereadoras em todo o Brasil

Os frutos do trabalho de capacitação realizado pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB para ampliar a participação feminina na política brasileira já começam a aparecer após as eleições municipais do último domingo (15/11). O partido elegeu 53 prefeitas e 719 vereadoras em cidades de todos os estados do Brasil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Prefeita Cinthia Ribeiro, de Palmas (TO)

Entre as prefeituras conquistadas este ano fica o destaque para o avanço das tucanas em cidades com mais de 200 mil habitantes. Além da capital do Tocantins, Palmas, que reelegeu Cinthia Ribeiro com 36,24% da preferência do eleitorado, as candidatas do PSDB também alcançaram a vitória nas urnas em Juazeiro (BA), onde Suzana Ramos conquistou 55,68% dos votos; Caruaru (PE), com Raquel Lyra como a mais votada entre

Prefeita Raquel Lyra, de Caruaru (PE)

66,86% dos eleitores; e Novo Hamburgo (RS), com Fátima Daudt recebendo 45,33% dos votos. Em Pelotas (RS), a tucana Paula Mascarenhas concorrerá à reeleição no segundo turno.

No comparativo entre estados, São Paulo foi o que elegeu mais tucanas à prefeitura, com 13, sendo que outras duas disputarão o segundo turno: Raquel Chini em Praia Grande e Solange Freitas em São Vicente. Em seguida, aparecem Minas Gerais e Rio Grande do Norte empatados com 8 prefeitas tucanas eleitas cada.

Já na disputa para a Câmara dos Vereadores, o PSDB-Mulher conseguiu eleger 719 candidatas em cidades de todos os estados do Brasil. O destaque ficou mais uma vez com São Paulo, onde 197 tucanas assumirão um mandato pelos próximos quatro anos. Em seguida aparecem Minas Gerais e Rio Grande do Norte, com 107 e 62 vereadoras eleitas, respectivamente.

MAIS REPRESENTATIVIDADE

Prefeita Suzana Ramos, de Juazeiro (BA)

Apesar dos avanços, a caminhada pela paridade de gênero na política brasileira ainda é longa. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, de 2019, as mulheres correspondem a 51,8% do total da população brasileira. Ainda assim, elas não chegam a 50% de nenhuma Câmara Municipal nas capitais. Nessas eleições, apenas 12% dos mais votados para prefeito no primeiro turno são mulheres. Já as vereadoras correspondem a 18% do total nas capitais do país, de acordo com levantamento da Gênero e Número.

Visando aumentar esses índices e promover a discussão de políticas públicas pensadas por mulheres e voltadas para elas, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB tem trabalhado incansavelmente em prol da representatividade feminina nos espaços de poder.

Prefeita Fátima Daudt, de Novo Hamburgo (RS)

Foi para isso que o PSDB-Mulher inovou ao lançar, em junho deste ano, uma importante ferramenta tecnológica de apoio e capacitação política para as suas pré-candidatas: a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020.

Com o objetivo de capacitar o maior número de candidatas possível com o apoio do Fundo Partidário, a Plataforma ofereceu às pré-candidatas tucanas cursos de capacitação política online EAD que contaram com a participação de mais de três mil mulheres, além de cartilhas virtuais com informações, como a Bandeiras Eleitorais 2020 – Mulheres nas Cidades; que traz princípios e pautas prioritárias nas áreas de saúde, segurança pública e cultura da paz, planejamento urbano, inclusão digital, educação, transparência na gestão pública e desenvolvimento econômico; e o Manual Voto Legal 2020, que esclarece dúvidas sobre a legislação eleitoral.