Prédio do Congresso recebe projeção para lembrar campanha contra câncer de próstata

Iniciativa é parte da campanha internacional Novembro Azul

O prédio do Congresso Nacional recebeu, na noite desta quarta-feira (11), a projeção de um laço azul, símbolo do movimento Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância da realização de exames periódicos para diagnóstico precoce do câncer de próstata. A projeção foi sugerida pelo Ministério da Saúde.

O Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003, aproveitando a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Teve como inspiração o Outubro Rosa, que alerta mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Prevenção

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é a neoplasia mais frequente entre homens. Estima-se que só neste ano serão registrados 65 mil novos casos.

Os exames periódicos anuais são importantes porque a doença normalmente não apresenta sintomas em sua fase inicial, o que faz com que muitas vezes só seja detectada em estágios mais avançados. Se for descoberto e tratado precocemente, o câncer de próstata apresenta cerca de 90% de chances de cura.

A SBU recomenda que o exame de toque retal seja feito anualmente a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e dos 45 anos para negros e homens com casos na família.

Pandemia

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano muitos casos podem deixar de ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

No Brasil houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma queda de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise, estimando-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer nesse período.

Com informações da Agência Câmara de Notícias