Kamala Harris inspira tucanas ao se tornar primeira mulher vice-presidente dos EUA

Foto: Convenção Nacional Democrata/Pool/Reuters

No ano em que o voto feminino nos Estados Unidos completa o seu centenário, o país elege a primeira mulher ao cargo de vice-presidente, Kamala Harris. Filha de imigrantes (mãe indiana e pai jamaicano), ela foi promotora de Justiça e procuradora-geral na Califórnia e é a segunda mulher negra no Senado americano.

Em seu discurso, a vice-presidente eleita falou sobre a importância da luta das mulheres por igualdade. “Mulheres que lutaram e que se sacrificaram por igualdade, por liberdade e por justiça para todos. Inclusive as mulheres negras que muitas vezes são esquecidas, mas que são a base da nossa democracia. Todas as mulheres que trabalharam para poder votar e mudar a lei do voto. E agora, com essa geração de mulheres que depositou o seu voto e continuou a lutar pelo direito de votar e serem ouvidas. Hoje penso na sua luta, na sua determinação, na força da sua visão de ver o que não pode ser superado. Estou na esteira delas. Joe tem uma personalidade que consegue superar barreiras, e uma foi escolher uma mulher como vice-presidente”, prosseguiu.

“Embora eu seja a primeira mulher neste posto, não serei a última, porque cada garotinha que me vê hoje, vê que esse é um país de possibilidades”, destacou.

A eleição de Kamala inspira meninas e mulheres de todo o mundo. Em suas redes, as tucanas celebraram a vitória.

“Histórico este dia para nós mulheres. Kamala Harris, mulher negra, filha de imigrantes, chega à vice-presidência dos EUA. E tem em suas bandeiras a defesa dos direitos dos mais vulneráveis.Que sua vitória seja inspiração para todas nós que lutamos e acreditamos que os espaços de poder devem ser ocupados por mais mulheres. ‘Temos muito trabalho pela frente’, tanto ela quanto nós com as nossas lutas no nosso país. Abram o caminho, que nós mulheres estamos chegando!”, assegurou a deputada federal Tereza Nelma (AL).

“Venceu o diálogo. A grande potência mundial será liderada por Biden. Temos agora a oportunidade de nos tornarmos nações menos polarizadas, com mais fluxo de comércio, diplomacia, tolerância e democracia.Temos muito a ganhar com essa vitória”, avaliou a senadora Mara Gabrilli (SP).