Notícias

Proposta regulamenta recolocação de eletrônicos usados no mercado de consumo

Condição do produto deve ser divulgada ostensivamente

O Projeto de Lei 1697/20 regulamenta a recolocação de produtos eletrônicos no mercado de consumo. O texto em análise na Câmara dos Deputados “se inspira em projeto similar que tramita no Senado (PL 3840/19), mas com alguns ajustes”, explicou a autora, deputada Edna Henrique (PSDB-PB).

“Em síntese, defino quais as modalidades de produtos passíveis de recomercialização – sejam reembalados, remanufaturados ou recondicionados –, determino a comunicação ostensiva sobre essas características e mantenho as garantias legais e a responsabilização dos fornecedores”, detalhou.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O texto em análise pelo Senado, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), estabelece regras de reparo, comercialização e garantia de produtos eletrônicos recolocados no mercado. Se for aprovado pelos senadores na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, seguirá diretamente para a Câmara, a menos que haja recurso.

Reportagem Ralph Machado
Com informações da Agência Câmara de Notícias