Notícias

Live do Google e TSE discute lendas eleitorais nesta quarta-feira (4)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com mediação do Instituto Palavra Aberta, programação inclui sessões ao vivo no YouTube também sobre temas como a importância da checagem de informações e os cuidados sanitários no dia da votação

O Google promove, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma rodada de conversas ao vivo no YouTube com especialistas em eleições e outros temas importantes relacionados ao pleito. Com mediação do Instituto Palavra Aberta, as lives serão transmitidas nos canais do Google Brasil e também do tribunal.

O objetivo é ampliar o conhecimento do eleitor brasileiro em torno de assuntos essenciais para a segurança e a realização do processo eleitoral de 2020, como o combate à desinformação e os cuidados sanitários que estão sendo definidos pela Justiça Eleitoral para o dia da votação.

Na quarta-feira (4), a assessora especial da Presidência do TSE, doutora em Direito Político, professora e pesquisadora, Roberta Maia Gresta, e o secretário de Tecnologia da informação do tribunal, Giuseppe Janino, conversam sobre os mitos mais frequentes sobre eleições, e desmistificam lendas e boatos, sobre o processo eleitoral, a segurança da urna eletrônica, entre outros temas.

Por fim, pouco antes do primeiro turno das eleições municipais, no dia 9 de novembro, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, vai conversar com o médico Roberto Kalil Filho, cardiologista e presidente do InCor, sobre recomendações e cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio com o novo coronavírus no dia da eleição. Kalil tem ajudado o TSE, na campanha publicitária, a divulgar os protocolos sanitários que guiarão os eleitores durante o processo de votação neste ano.

A primeira live da série, no último dia 30 de outubro, falou sobre a importância da checagem de fatos e informações na luta contra fake news e o trabalho de agências de checagem, veículos de jornalismo e de todo o ecossistema para averiguar conteúdo enganoso sobre o pleito. Os debatedores foram Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa, e Diogo Rais, professor de Direito Eleitoral.

Todas as lives terão a mediação da presidente-executiva do Palavra Aberta, Patrícia Blanco.

Confira a agenda completa:

04/11, 18h30

Desmistificando lendas eleitorais

Onde: canais do TSE e Google Brasil no YouTube

Convidados: Roberta Maia Gresta (Assessora especial – TSE) e Giuseppe Janino (Secretário de Tecnologia da Informação – TSE)

09/11, 18h30

Como votar de maneira segura: protocolos sanitários e outras dicas

Onde: canais do TSE e Google Brasil no YouTube

Convidados: Ministro Luís Roberto Barroso (Presidente do TSE) e Roberto Kalil Filho (InCor//USP)

Com informações do TSE