Notícias

Thelma de Oliveira faz reunião de campanha com temas ambientais

Chapada dos Guimarães atualmente recolhe por mês 15 toneladas de materiais recicláveis graças à parceria de sucesso feita entre a prefeitura do município e a Cooperativa Chapadense dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coopchamar). Desse montante, 80% são compostos por papelão. Antes do governo Thelma de Oliveira (PSDB), houve a tentativa de implantação do sistema de coleta dos recicláveis por duas vezes, mas sem sucesso. No início dos trabalhos, no ano de 2015, o volume recolhido pela Cooperativa não passava de 450 quilos mensalmente.

“Funciona muito bem nosso acordo para a reciclagem. Se está bom não queremos mexer. Por isso damos o nosso apoio para continuar como está. Não queremos correr o risco de mudar e parar o trabalho. Está bem encaminhado o processo seletivo, as sacolas estão bem aceitas. Esperamos que as pessoas vejam o que é melhor para cidade e a prefeita consiga se reeleger”, disse o presidente da Coopchamar, Juares Telis de Amorim Filho.

A cooperativa beneficia 20 famílias que deixaram de tirar o sustento do lixão e passaram a ter uma vida mais digna e o trabalho reconhecido como agentes ambientais e não como catadores de lixo.

A prefeita Thelma de Oliveira, que busca a reeleição, afirmou que ações para fortalecer a educação ambiental fazem parte do seu plano de governo caso seja reeleita em 15 de novembro.

Ressaltou que a educação em sua gestão tem feito um trabalho com as crianças no sentido de fomentar práticas sustentáveis. Juares destacou que durante uma gincana realizada pela rede municipal, em três dias os alunos conseguiram recolher 5 toneladas de recicláveis.

“Com a coleta não temos problema de queimadas, preservamos as nascentes, geramos renda para as pessoas viverem melhor e evitamos a degradação ambiental”, lembrou Juares.

Na reunião com integrantes da Coopchamar, Thelma se comprometeu a intensificar as ações de preservação ambiental e também ouviu demandas como a implantação de um sistema de compostagem no município, começando pelo aproveitamento dos restos orgânicos da merenda escolar. Além disso, foi sugerido que políticas públicas que visem o lixo zero sejam também implementadas na cidade.

“Quero que a nossa coleta de lixo cresça cada vez mais, que as nossas estradas melhorem, assim como a educação”, afirmou Thelma.

Em seu plano de governo, Thelma se compromete a ampliar a coleta seletiva, criar uma política municipal de resíduos sólidos, implantar o aterro sanitário, atualizar o Código Ambiental Municipal, trabalhar pelo fortalecimento da cooperativa de catadores de recicláveis, criar um programa de inclusão e valorização dos catadores de resíduos sólidos, dar uma destinação adequada dos resíduos sólidos dos serviços de saúde, revitalização do Horto Florestal com a previsão de um espaço para aulas de educação ambiental e implementação de um programa de prevenção e controle de incêndios florestais.

Com informações da assessoria de imprensa de Thelma de Oliveira.