Prefeita Thelma decreta situação de emergência por conta das queimadas

Incêndio destrói vegetação no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães — Foto: Ianara Garcia/TVCA

A Prefeita Thelma de Oliveira, assina decreto de situação de emergência que já foi reconhecido pelo Governo Federal em decorrência dos incêndios florestais.

A quantidade de focos de incêndios constatadas na zona rural, zona urbana, segundo levantamento realizado pela Defesa Civil, ICMBIO e servidores municipais. Os incêndios provocam uma grande concentração de monóxido de carbono na atmosfera, provocando danos a saúde da população, que combinada ainda com a pandemia do COVID-19 que ataca os pulmões podem agravar o quadro clínico das pessoas que vivem aqui.

Além de provocar males a saúde, os incêndios causam prejuízos e danos ao meio ambiente e aos animais irreparáveis. Como ainda não há previsão do término da estiagem, o decreto tem validade de 90 dias.

Hoje além das Brigadas de Incêndio da Defesa Civil, do Município, e dos Bombeiros, tem mais duas Brigadas voluntárias do Vale da Benção e do Vale do Jamacá, e várias pessoas voluntárias da cidade que estão na luta ajudando a combater os incêndios, e resgatando os animais que lutam pela sobrevivência.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Pref de Chapada dos Guimarães