Notícias

Edna Martins questiona não cumprimento de lei municipal de acessibilidade criada em 2004

A pré-candidata a vereadora de Araraquara (SP), Edna Martins, questionou o não cumprimento da Lei Municipal nº 6.087, instituída em 2004, que determina a instalação de placas informativas sobre o sistema de transporte coletivo, escritas em Braile – para deficientes visuais. Tais placas seriam instaladas em I – Terminais de ônibus, pontos de parada, abrigos e corredores de ônibus.

“Não está sendo cumprida a lei, que foi aprovada em 2004”, ressaltou. “Toda cidade moderna demonstra um cuidado especial com as políticas de acessibilidade. Em Araraquara, precisamos fazer cumprir a lei de minha autoria que prevê a instalação de placas em braile nos pontos de ônibus com informações sobre o itinerário dos ônibus”.

A norma, criada quando ela ocupava o cargo de vereadora do município, previa que tais placas conteriam os nomes e números das linhas que circulam naquela via e quais têm parada no local, indicando resumidamente os itinerários. Nos pontos finais e terminais de ônibus as placas indicariam o itinerário detalhado das linhas, assim como os horários de partida. Além disso, os abrigos de passageiros localizados nos pontos de parada teriam piso construído em material de textura diferenciada do piso da calçada, a fim de indicarem os limites do abrigo aos deficientes visuais.