Acompanhe

Masterclass da Plataforma Digital dá dicas de como exercer boa liderança a pré-candidatas

A Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 realizou, nesta quarta-feira (26/8), mais uma Masterclass – aula interativa de capacitação – gratuita e ao vivo. Denominada “A arte de liderar: os pilares que influenciam e atraem eleitores”, a palestra foi ministrada pela consultora de gestão estratégica, de pessoas e de comportamento humano, Alexandra Fabri.

Esta MasterClass é parte de um conjunto de conteúdos da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, destinados a formação e capacitação política das mulheres pré-candidatas pelo PSDB, que pretendem concorrer nas eleições municipais deste ano. O encontro aconteceu ao vivo pelo canal da Plataforma Digital no Youtube.

Alexandra iniciou sua aula explicando o conceito de liderança. “A candidata é uma liderança. Liderança é a capacidade de influenciar outras pessoas a fazer aquilo o que eu quero, querendo fazer, e tendo consciência que é para o bem comum. Uma líder é aquela que mobiliza parcerias, eleitores, aglutina pessoas e as influencia para lhe seguir, pela sua congruência e carisma”, afirma diferenciando o líder de um chefe, que é respeitado em razão de hierarquia e autoridade.

Conhecimento

A consultora elencou sete posturas imprescindíveis para qualquer liderança, especialmente para uma candidata. O primeiro é ter conhecimento sobre aquilo que você fala e faz. “Você passa segurança quando você realmente sabe do que tá falando. Não tá repetindo discursos prontos, nem comerciais. Quando você conquista autoridade pelo conhecimento, você conquista o respeito, mesmo que a pessoa não concorde com os seus argumentos”, destaca Alexandra.

Para ela, um bom líder não precisa entender de tudo. “Você precisa conhecer a dinâmica da estrutura, conhecer como funciona as várias áreas que vai atuar, para conseguir achar pessoas que vão lhe ajudar e que você possa delegar as funções a elas. Afinal, o que faz uma vereadora? Uma prefeita? Quais áreas você vai atuar?”.

Congruência com suas ideias e com seus eleitores

Para a consultora, uma candidata atrai as pessoas que acabam tendo as mesmas intenções, as mesmas bandeiras eleitorais. No mundo digital, onde há Fake News, também é preciso ter congruência entre o que a candidata fala e é. “Você pode enganar muitas pessoas durante muito tempo, mas você não engana todo mundo o tempo todo. Nada convence mais do que o exemplo. Palavras arrastam pessoas, mas o exemplo arrasta multidões fiéis”, afirmou Alexandra.

Comunicação, diálogo e transparência

Outros três pilares imprescindíveis para qualquer liderança é a comunicação, o diálogo e a transparência. “Evita-se conflito com um liderado, e ele é capaz de te seguir e cumprir, se ele entender a importância de uma ação sua. Aí cabe o nosso poder de comunicar, de conscientizar e de explicar. Se eu sou um exemplo a ser seguido, e eu tiver uma comunicação transparente, a probabilidade de eu conscientizar o outro sobre uma hierarquia, é maior”, enfatizou Alexandra.

Saber ouvir e se comunicar, ter congruência entre o que fala e o que faz, ter empatia, saber se colocar no lugar do outro, entender as diferenças entre as pessoas, ter inteligência emocional e entender sobre relacionamento humano são algumas das características fundamentais para ser um bom líder, segundo a consultora. Autora do livro “O Código T: A fórmula da transformação”, Alexandra aprofunda o debate sobre inteligência emocional em seu livro.

Autoconhecimento

Para Alexandra, o autoconhecimento é fundamental e evita a exposição da candidata a ataques desnecessários. “É importante observar quais as situações que lhe causam desconforto, que fazem as suas emoções entrarem em cena, que te tiram do sério, o que causa um desequilíbrio emocional. O que elas ocasionam em seu corpo? Quando você consegue recortar, entender a situação, o que sente, o que te desequilibrou é o primeiro passo”.

Depois, segundo ela, é importante analisar qual foi o motivo que te desestabilizou. “O outro só tem a capacidade de te tirar do sério quando há uma feridinha do passado. De onde vem isso? Porque isso fere tanto você? Quanto mais eu tiver bem resolvida dentro de mim, mais equilíbrio emocional vou ter, e o outro não vai ter poder sobre mim. Nada te deixa mais poderosa do que o autoconhecimento”. Alexandra explica que para uma candidata é fundamental, já que ela lida com emoções diferenciadas de muitas pessoas, os eleitores, e poderá se blindar de situações negativas.

Autoimagem e confiança

“As pessoas vão nos enxergar da forma como a gente mesmo se enxerga”, afirma Alexandra Fabri, reiterando que é importante para uma liderança “vestir a camisa de líder”, sem achar que é melhor ou pior do que alguém. “Se você quiser aproximar as pessoas, você precisa se imaginar no mesmo patamar, de igual para igual”.

Durante a live, Alexandra Fabri respondeu perguntas das pré-candidatas sobre como se sair de uma situação desestabilizadora, sobre situações onde as mulheres são minoria, sobre como barrar perguntas maliciosas, sobre como ter feedback do liderados, entre outros assuntos.

Sobre Alexandra Fabri

Alexandra Fabri é palestrante, mentora e consultora em Gestão Estratégica de Pessoas e Comportamento Humano há mais de 14 anos. Sócia/Diretora de Gestão de Pessoas na Adriano Fabri Consultoria e Educação Corporativa. Formada em Relações Públicas, especialista em RH e mestre em Comunicação Empresarial pela UNESP, Master Practitioner em PNL – Programação Neolinguística pelo Instituto Você. Alexandra também é psicanalista e membro-fundadora da ABPC – Associação Brasileira de Psicanálise Contemporânea de Piracicaba/SP. É docente nos cursos de pós-graduação nas áreas de administração, gestão de pessoas, psicopedagogia, tendo lecionado em instituições como o FGV, Universidade do Sagrado Coração, Unilago, Fasar e Senac.

Perdeu esse evento ou quer assistir novamente? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/dch4ftin1J8 e tenha acesso a MasterClass completa! Não deixe de entrar na www.plataformapsdbmulher2020.com.br. Se cadastre, se informe, se capacite!