Acompanhe

“O Vírus e o Desequilíbrio Ambiental”, por Yeda Crusius

Não culpem os animais. Podem culpar o animal Homem, causador do desequilíbrio ambiental que faz emergir de seu habitat natural na forma de doença os vírus causadores das epidemias e pandemias, e que para isso usam seus agentes transmissores, como os animais. Foi assim com os ratos na Peste Negra, com os mosquitos na transmissão da varíola, da zica, da dengue, da malária, e provavelmente com a carne vendida para ser comida, servida nos mercados da China, para a covid-19.

A Revista Piauí é uma das reservas de excelência do jornalismo que nos é oferecida mensalmente, e que aguardo ansiosa que chegue em casa. Quando demora, compro na Banca do Vilela. Quando chegou o último número, o deste mês de agosto, devorei o artigo do Rafael Tonon, que entende muito de comida. Com a licença da tecnologia digital, reproduzo a capa. Ao ler, gritei “tenho que compartilhar”!

Porque há urgência em compreendermos a origem das pandemias e sua relação com o que fazemos, com o que consumimos. Há extremada urgência em nos conscientizarmos de que temos que mudar nosso modo de vida, pois é ele a causa do desequilíbrio ambiental, fonte básica das pandemias e de muitos dos desastres ambientais.

Encontrei numa das formas de compartilhamento, além da sugestão postada nas minhas mídias sociais e nos meus grupos de interação, o segundo curso de capacitação de 2020 para mulheres, que preparava com a KAS – Fundação Konrad Adenauer para realizar em agosto. O primeiro foi em maio, inovador, pois foi o primeiro virtual presencial, onde o/a conferencista conversava em sala virtual com as participantes. Viva a tecnologia! E viva a qualidade dos/das conferencistas e das participantes inscritas.

O segundo curso é composto de quatro palestras, agora realizadas dentro da plataforma zoom, que permite o presencial/virtual dos/das 200 inscritos/as para o curso. Pedida a inclusão do tema, tendo como base o artigo no Tonon na Piauí, teremos com a Sophia Picarelli a discussão do tema. Bom para as/os que participam ao vivo no dia 26/08. Para os que não participam, vamos disponibilizar logo no nosso site a gravação da palestra.

E para quem quiser ir além das notícias sobre a covid-19, que correm 24 horas por dia nas mídias, alimentando nossa ânsia de saber neste período de isolamentos e de percepção da falta de consciência sobre o fato maior, sugiro: leiam a Piauí de agosto de 2020.

*Yeda Crusius é presidente do PSDB-Mulher Nacional, governou o Rio Grande do Sul, foi ministra do Planejamento e deputada federal por quatro mandatos.