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Iniciativas de apoio ajudam mulheres empreendedoras afetadas pela pandemia

Um estudo sobre o empreendedorismo feminino mostra que um terço das empresárias do país acredita que ficará sem renda durante a pandemia. Iniciativas de apoio tentam ajudar no combate a essa crise sem precedentes.

Cléo Dias tem uma loja de roupas, com peças diferenciadas que ela mesma desenha e produz. Hoje, as portas já estão abertas, mas durante mais de três meses, ela só funcionou online. “Eu não cheguei a zerar, porque eu tenho clientes muito fiéis. Fiéis ao ponto de continuarem adquirindo algumas peças para pegar depois”, conta.

 

Os institutos Rede Mulher Empreendedora e Locomotiva ouviram mais de mil empresárias e mostraram que 86% dos negócios liderados por mulheres fecharam ou funcionaram apenas em parte durante isolamento social.

 

“As mulheres, quando abrem negócios, buscam territórios que a gente chama de áreas de conforto. Estética, moda, beleza, alimentação, seja em casa, em restaurante. E esses foram os setores mais afetados pela pandemia”, explica Ana Fontes, presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

 

Outra dificuldade é que a maioria das mulheres tem negócios completamente offline e durante a pandemia foi preciso ser um pouco mais digital.

 

“Falta habilidade mesmo, técnica, de falar ‘vou transformar a aula que dou aqui pro digital, vou transformar a venda do que eu faço aqui pra onde’”, afirma Dani Junco, fundadora da B2Mamy.

 

A aceleradora de startups voltada para mães donas de negócios aproveitou o momento para lançar uma plataforma de ensino que usa realidade virtual. “A gente vai fazer uma cidade toda virtual, pra que elas passeiem, comprem coisas, entrem em loja, abram bancos, tudo dentro de uma jornada que elas reconheçam como a delas. A ideia é que ela se sinta assistindo uma aula muito próxima de nós”, conta Dani.

 

Com ajuda da aceleradora, Flavia Quintella e a sócia mudaram o foco da empresa de presentes criativos, que teve queda de 77% no faturamento no começo da pandemia e passaram a atender, além do mercado corporativo, o consumidor final. Em junho, as vendas cresceram mais de 1200%.

 

“Nós aprendemos a organizar nossas finanças, reestruturar nossos processos internos, a oferecer nossos produtos com uma abordagem diferente – entre tantas outras coisas que acabamos incorporando de forma natural em nosso dia a dia”, afirma Flavia.

 

Cléo Dias também correu para manter a empresa. Ela passou a produzir máscaras e recuperou metade do faturamento, que era de R$ 6 mil por mês.

A situação da Cléo ainda é melhor que a da maioria das empreendedoras. 61% não faturaram mais que um salário mínimo na pandemia. Para ajudar esse público, a Rede Mulher Empreendedora criou o programa “Potência Feminina” em parceria com uma gigante da tecnologia mundial, que vai fazer mentoria e aceleração de negócios para a transformação digital. No final do processo serão escolhidos 180 negócios para receber um capital semente de R$ 10 mil.

“Se aproximar mais do ambiente de tecnologia, ter seu produto ou serviço oferecido em vários canais de comunicação, usar redes sociais, usar plataformas de geolocalização”, explica Ana Fontes, presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora.