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Quase metade dos serviços públicos ainda não estão disponíveis online

Segundo dados do Governo Federal, 46% dos serviços públicos ainda não estão disponíveis em plataformas digitais. De um total de 3490 serviços públicos oferecidos pelo portal do governo, 1656 requerem atendimento presencial ou entrega de documentos físicos. Atualmente, o Brasil ocupa a 44ª posição dentre 193 países avaliados pela ONU na digitalização governamental.

Além de ser necessária no combate ao novo coronavírus, a digitalização reduz os custos da manutenção presencial de tais serviços. Isso porque o processo corta os gastos com papel, locação de estruturas e manutenção e reduz a burocracia, os erros e as fraudes. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia estima que poderá economizar, de 2020 a 2025, R$ 38 bilhões, caso o Governo Federal alcance a meta de 100% de digitalização até o fim de 2022.

De janeiro de 2019 a junho de 2020, 729 serviços foram digitalizados, dentro os quais 156 passaram pelo processo nos últimos três meses. Alguns deles são o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, a atualização de dados cadastrais, a solicitação de cópia de processo no INSS e a emissão da carteira de trabalho.