Acompanhe

Cinthia Ribeiro relata desafios enfrentados em sua gestão durante pandemia

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

A chegada da pandemia do novo coronavírus tem colocado à prova os governantes de todos os países, estados e municípios. Aqui no Brasil não é diferente e gestores municipais tem tido de mostrar um esforço ainda maior, já que são eles que estão mais próximos a população. Referência por ser a única gestora entre oito capitais com as contas públicas mais ajustadas, Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas (TO), admite que jamais imaginou ter em sua gestão um período tão difícil.

“Os últimos 90 dias têm sido desafiador em todos os sentidos para todos os gestores, em particular para os prefeitos brasileiros. Administrar uma crise sem precedentes no mundo, algo que nenhum governador, nenhum prefeito e nenhum presidente da República viveu antes. Tem sido realmente um teste de fogo para os gestores.”

E um dos maiores desafios descritos por Cinthia Ribeiro, prefeita da capital do Tocantins, Palmas, é ser o centro de decretos que asseguram a saúde no município para combater a propagação do vírus e também equilibrar o desejo da população, que muitas vezes se recusa a entender o processo macro.

“Muitas vezes a gente toma algumas decisões, faz decretos que não são muito bem aceitos. As medidas são muito restritivas. Se você não circula, o vírus também não circula”, afirma a prefeita.

Segundo a Secretaria de Saúde, Palmas teve até o momento 1.302 casos de covid-19 e 15 mortes registrados. Número baixo se comparado a outras capitais do país. Cinthia atribui os números às medidas mais restritivas impostas, mesmo contrariando parte da população.

Somado às dificuldades econômicas que a pandemia trouxe, a falta de apoio dos governos Estadual e Federal em relação às medidas mais restritivas tem sido outro grande desafio para a gestora.

“Esse negacionismo a falta de padronização dos atendimentos e até mesmo dos recursos enviados pela União nesse momento, a gente sabe que nessas crises sanitárias, crise de saúde é o quando a população mais precisa do Poder Público. Infelizmente, em Tocantins e Palmas não podemos contar com recursos do governo federal. Esse desencontro de alinhamento governo do estado, governo federal e os municípios tem afetado bastante”, reclamou.

Ela ainda falou sobre as dificuldades econômicas: “As nossas receitas têm caído muito. O socorro que nós tanto imaginávamos foi condicionado como é de conhecimento de todos os brasileiros para que desistíssemos de algumas ações contra a União. Fizemos o que de fato foi possível, Palmas graças a Deus ocupa um cenário bem diferenciado se comparado as outras capitais”, relatou a Cinthia Ribeiro aos presidentes do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, e do PSDB Nacional, Bruno Araújo, em reunião do Secretariado Nacional do segmento feminino do partido.