Acompanhe

Shéridan apresenta projeto que susta revogação de políticas de inclusão na pós-graduação

A deputada federal Shéridan Oliveira (RR) apresentou um projeto para garantir que a portaria que promovia ações afirmativas de inclusão de negros, indígenas e deficientes em programas de pós-graduação, editada pelo Ministério da Educação em 2016, siga em vigor. Um dos últimos atos de Abraham Weintraub como ministro da Educação  foi revogar a medida de 11 de maio de 2016, à época assinada pelo então ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Com a decisão, a portaria deixa de valer a partir de ontem (18).

“Apresentei Projeto para garantir que a portaria de 2016 siga em vigor, sustando o ato de hoje e garantindo a promoção de ações afirmativas e de equidade social, promovendo a redução das desigualdades estruturais em nosso país”, disse a tucana.

A mudança ocorre em meio a protestos em todo o mundo contra o racismo e por respeito.

“Neste momento histórico da humanidade, em que pessoas ao redor do mundo saem às ruas contra o racismo, é inaceitável que uma das últimas ações do ministro que deixa hoje o ministério seja revogar uma portaria que promove a inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência”, protestou Shéridan.

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25,2% dos jovens brasileiros com entre 18 e 24 anos estavam cursando ou já haviam concluído o ensino superior em 2018. No recorte racial, o índice é de 36,1% para brancos e de 18,3% para os jovens negros (pretos ou pardos).