Notícias

Em Chapada dos Guimarães, os pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 terão monitoramento eletrônico

Foto: Agência Brasil

A Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães, em parceria com a Prefeitura Municipal, cria projeto de monitoramento eletrônico para os pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 no município. O projeto começa a funcionar a partir desta quinta-feira (18), ele vai monitorar pessoas notificadas com suspeita ou casos confirmados de COVID-19, a fim de promover a geolocalização dos casos e diagnosticar medidas para conter o avanço da doença. Além disso, o monitoramento irá identificar os casos de descumprimento das medidas sanitárias obrigatórias para adoção de medidas administrativas, cíveis e criminais.

O responsável pelo projeto Dr. Leandro Volochko, Promotor de Justiça da comarca, escolheu o município de Chapada dos Guimarães para implantar o projeto piloto, que terá inicialmente três fases.

Primeira Fase IDENTIFICAÇÃO: Compreende a identificação do paciente pela vigilância sanitária municipal.

Segunda fase CELEBRAÇÃO DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA com o Ministério Público de Mato Grosso, por intermédio da 1a Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães/MT.

Terceira Fase – CONTA DO PACIENTE: Consiste na criação de conta do paciente específica e temporária de monitoramento na rede mundial de computadores (internet) utilizando os serviços gratuitos fornecidos pela Empresa Google LLC.

A ferramenta é gratuita e não haverá custos para o poder público neste primeiro momento.

Os pacientes que não tiverem os seus celulares conectados na internet serão monitorados pela Vigilância Sanitária do Município por meio de visitas regulares de agentes de saúde.