Acompanhe

Yeda Crusius, ao lado de Bruno Araújo, lança “Plataforma PSDB-Mulher: Pré-campanha 2020”

O PSDB-Mulher lançou oficialmente nesta terça-feira (16) a “Plataforma PSDB-Mulher: Pré Campanha 2020” que dará suporte a cerca de 10 mil candidatas tucanas que deverão participar das eleições municipais deste ano. Sob o comando da presidente nacional do segmento, Yeda Crusius, e com a participação do presidente do PSDB Nacional, Bruno Araújo, o projeto da Plataforma Digital, totalmente adaptado à realidade da campanha em meio à pandemia, foi apresentado e detalhado para a Coordenação Executiva, Coordenadoras Regionais e bancada feminina federal do PSDB-Mulher.

“Estamos trabalhando intensamente desde 2019, quando fizemos nosso planejamento estratégico. Nossa ideia era apresentar nosso projeto da Plataforma da Pré-Campanha 2020 no dia 15 de maio, mas fomos atropeladas pela pandemia”, salientou a presidente Yeda Crusius na abertura da reunião virtual.

Em seguida, ela detalhou os planos do PSDB-Mulher: “Agora, estamos prontas para dar todo suporte a nossas candidatas com quatro produtos. O primeiro tem como foco a violência contra a mulher, representado pela Medalha Ceci Cunha. O segundo, serve para marcar nossas posições sobre temas importantes, o Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher. Nas três primeiras edições, promovemos debates importantes entre ex-ministras tucanas e também com as ex-presidentes do PSDB-Mulher. E agora, vamos reunir prefeitas e vereadoras. Teremos também mais duas edições da Revista PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher: uma sobre as bandeiras eleitorais, que orientarão nossas candidatas, e outra sobre os cursos de capacitação com a Fundação Konrad Adenauer, que serviram de embrião para o nosso curso de Ensino à Distância (EAD)”.

Diante das incertezas provocadas pela pandemia do Coronavírus e a possibilidade de adiamento das eleições municipais, Bruno Araújo deixou claro para as tucanas que o partido trabalha pela manutenção da disputa eleitoral em outubro e anunciou que o PSDB está desenvolvendo um ‘software’ para viabilizar a realização de convenções virtuais, adaptadas às exigências de isolamento social. O presidente nacional do PSDB também reiterou que a legenda deve manter-se num “caminho distante do petismo e também do bolsonarismo”.

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, fez um relato dos desafios enfrentados pelos gestores de municípios nos últimos 90 dias, com receitas em quedas e sem poder contar com o apoio do governo estadual. De qualquer forma, Palmas sobressaiu-se bem até agora no enfrentamento à pandemia e registrou número baixos de óbitos: 11 no total. “Tem sido um teste de fogo para todos os prefeitos”, resumiu.

A deputada federal Geovania de Sá (SC), atual presidente do Diretório do PSDB de Santa Catarina, ressaltou o resultado do seu trabalho de reestruturação da legenda no estado. “Percorri todo o estado e até hoje já temos 140 pré-candidatos a prefeitos. Dobramos o número de candidatos lançados em 2012. E estamos com candidaturas competitivas em municípios estratégicos como Joinville e Itajaí”, destacou.

Recuperada de um longo tratamento de saúde contra um câncer, a deputada federal Tereza Nelma (AL) parabenizou a presidente Yeda Crusius por sair na frente mais uma vez e garantir o apoio total as candidatas tucanas. “Sou produto dessa formação, da cota feminina e da valorização do PSDB-Mulher, que sempre se dispôs a dar suporte a todas as lideranças femininas interessadas em participar da vida política brasileira”, salientou.

Yeda Crusius justificou a ausência da presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, e da senadora Mara Gabrilli (SP). A primeira perdeu o irmão para a Covid-19 e a segunda foi contaminada pelo vírus, mas segue em tratamento.

A coordenadora do PSDB-Mulher no Nordeste, Iraê Lucena, expôs parte do trabalho realizado pelo segmento na construção das Bandeiras Eleitorais que deverão nortear as candidatas tucanas durante as eleições deste ano. E a presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Edna Martins, falou sobre a grande expectativa das pré-candidatas em relação ao curso de Ensino à Distância (EAD) que será disponibilizado pela Plataforma Digital.

A convite de Yeda Crusius, a presidente nacional do Tucanafro, Gabriela Cruz, agradeceu a oportunidade de participar da reunião e elogiou a iniciativa do PSDB-Mulher, que mostrou agilidade para se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia. Com apenas 16 anos, mas mostrando grande maturidade política, Leonardo Martins, do Instituto Teotônio Vilela (ITV) de Pelotas (RS), também parabenizou o segmento feminino: “Quem se fortalece com tudo isso é o próprio PSDB, como um todo. O diferencial de vocês é o trabalho com visão coletiva”.