Notícias

Número de feminicídios cresce durante pandemia do coronavírus no Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um levantamento inédito feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a pedido do Banco Mundial analisou o crescimentos de casos de violência doméstica no Brasil durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Os dados foram noticiados em primeira mão pelo  Fantástico, folhetim eletrônico semana da Globo,  neste domingo (31). Segundo os dados, o número de feminicídios no país cresceu 22,2% em março e abril – durante a pandemia do novo coronavírus -, em 12 estados brasileiros, em relação ao mesmo período de 2019.

Pensando nesta realidade, a bancada feminina da Câmara apresentou a proposta que torna essenciais os serviços de combate e prevenção à violência doméstica, ou seja, não poderão ser suspensos durante a pandemia de Covid-19. O projeto também garante medidas protetivas e atendimento presencial para os casos mais graves. A medida já foi aprovada pela Câmara e está em análise no Senado.

O Fantástico mostra apelos feitos por mulheres por todo o Brasil, conversa com algumas destas vítimas de violência e questiona: por que alguns agressores continuam impunes mesmo com ameaças constantes?

Assista a reportagem completa:

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/05/31/exclusivo-numero-de-feminicidios-cresce-durante-pandemia-do-coronavirus-no-brasil.ghtml