Um levantamento inédito feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a pedido do Banco Mundial analisou o crescimentos de casos de violência doméstica no Brasil durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Os dados foram noticiados em primeira mão pelo Fantástico, folhetim eletrônico semana da Globo, neste domingo (31). Segundo os dados, o número de feminicídios no país cresceu 22,2% em março e abril – durante a pandemia do novo coronavírus -, em 12 estados brasileiros, em relação ao mesmo período de 2019.
Pensando nesta realidade, a bancada feminina da Câmara apresentou a proposta que torna essenciais os serviços de combate e prevenção à violência doméstica, ou seja, não poderão ser suspensos durante a pandemia de Covid-19. O projeto também garante medidas protetivas e atendimento presencial para os casos mais graves. A medida já foi aprovada pela Câmara e está em análise no Senado.
O Fantástico mostra apelos feitos por mulheres por todo o Brasil, conversa com algumas destas vítimas de violência e questiona: por que alguns agressores continuam impunes mesmo com ameaças constantes?
Assista a reportagem completa: