Acompanhe

21 anos do PSDB-Mulher é marcado pela inovação

Imagem do último encontro presencial do PSDB-Mulher - março de 2020

O PSDB-Mulher chega à maioridade em um cenário novo, não só no Brasil, como no mundo, por conta da pandemia do coronavírus. As medidas de isolamento social impostas pelas circunstâncias impuseram mudanças radicais à rotina do dia-a-dia. Com a ajuda da tecnologia e a determinação da presidente nacional do segmento, Yeda Crusius, definimos uma estratégia para seguirmos trabalhando, capacitando novas lideranças e levando adiante nossa luta em favor da ampliação da presença feminina nos espaços de poder.

Mais uma vez, o PSDB-Mulher saiu na frente e garantiu a inserção das tucanas neste mundo novo e virtual. Em um ano eleitoral, onde nossa meta é aumentar o número de mulheres eleitas para prefeituras e Câmaras Municipais, nos adaptamos rapidamente à nova realidade e iniciamos nesta semana, em que o segmento completa 21 anos de criação, cursos 100% online para a capacitação das pré-candidatas tucanas.

Em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), o PSDB-Mulher deu início ao curso “A Tecnologia como Ferramenta da Democracia”, que numa primeira etapa permitirá a interação com os palestrantes de seis módulos destinados à representantes das cinco regiões do país, vamos preparar 100 pré-candidatas. Mas a meta é atingir as cerca de 10 mil tucanas que deverão disputar as eleições municipais deste ano.

“O PSDB-Mulher, eu não tenho dúvida, está saindo na frente de muitos outros partidos políticos com esses cursos online para as nossas pré-candidatas. Isso já vem de um trabalho, uma experiência, uma bagagem muito grande da nossa presidente Yeda Crusius. Íamos ter um grande lançamento da cartilha, da Medalha Ceci Cunha, dos cursos de capacitação com grande festa no dia 15 de maio, mas infelizmente devido a pandemia, não foi possível, e tivemos que nos reinventar. E já estamos nesse caminho. Fizemos todos os lançamentos por meio virtual. As reuniões e cursos são online”, destacou Iraê Lucena, coordenadora do PSDB-Mulher no Nordeste.

A coordenadora regional do PSDB-Mulher no Centro–Oeste, Andréia Zemuner, destaca que o momento pelo qual o mundo passa exige das lideranças femininas uma nova forma de se pensar o futuro.

“É um avanço para o PSDB-Mulher, um marco histórico fazer essas formações online. Todas nós estamos aprendendo com essa mudança de época e nos atualizando, pois a tecnologia que será fundamental a partir de agora, para nos inserirmos no futuro. O mais importante nesse contexto todo é preparar nossas pré-candidatas para a política, para que elas tenham amplo conhecimento nas mais diversas áreas, para que elas compreendam as realidades enfrentadas no seu município e, o mais importante, que elas sejam eleitas e tenham o compromisso de melhorar a qualidade de vida de todos os moradores daquela cidade”, observou.

Na avaliação da coordenadora regional do PSDB-Mulher no Norte, Cecília Otto, a inserção do mundo virtual no dia-a-dia da população será muito importante na região em que atua, na medida em que encurtará distâncias físicas enormes: “O diferencial da região Norte é justamente as estradas, os rios, as distâncias. Aquela que nos faz ter que chegar, mas você não sabe como. Talvez essa conectividade nos faça chegar a esses lugares de forma rápida. Porque a comunicação existe. É precária? É. Ainda é falha, mas mesmo assim a gente consegue chegar. Isso é que me anima. Essa possibilidade de transpor as dificuldades e distâncias”.

Cecília Otto ainda ressaltou que o momento empurra a sociedade para um caminho de modernização na comunicação. E acrescentou: “As eleições de 2020 são as eleições da mudança. Todas as candidatas terão de estar antenadas, conectadas, independente do lugar onde estão. O PSDB-Mulher é sempre inovador. Nós já estamos com essa ação acontecendo. E nós temos que entender que a partir de agora é assim que a humanidade vai caminhar, com essa pujança de modernidade. E em particular, dou os parabéns a presidente Yeda [Crusius]. Uma mulher com uma visão extremamente modernista que nos faz ficar firmes, fortes para enfrentarmos essa eleição cheia de gás no coração”.

A coordenadora regional do Sudeste, Tiana Azevedo, destaca a mudança na pauta das eleições deste ano, que será dominada pelo debate sobre as consequências sociais e econômicas da atual crise sanitária. A tucana ainda avalia como positiva a iniciativa do segmento de dar prosseguimento à capacitação das mulheres que pretendem disputar as eleições deste ano por meio do ensino à distância.

“Enquanto o mundo tenta conter o avanço da doença para ganhar tempo, o nosso cotidiano mudou, ainda que temporariamente, pois tivemos que nos reinventar aderindo ao Ensino a Distância, que evoluiu da mesma maneira em que o mundo mudou, porém o objetivo ainda é o mesmo: a disseminação do conhecimento para todo e qualquer indivíduo. Com as atuais políticas públicas voltadas para a inserção da mulher na vida política, busca-se inserir essa maioria da população brasileira nos espaços de poder, criando condições para o exercício efetivo de uma cidadania participativa e solidária, em que todos os cidadãos, em conjunto, discutam os rumos do país e da sociedade que almejam”, avaliou.

Para Tiana, a luta das mulheres por mais espaço na política não pode parar. “Trata-se do exercício pleno da cidadania feminina através de sua participação no poder público, assumindo cargos políticos, garantindo seu acesso as decisões importantes, em condições de igualdade com os homens. Esta nova cidadania, marcada pela emergência feminina e pela luta da igualdade na participação política, poderá humanizar o poder dando ênfase na importância da dignidade da pessoa humana”, finalizou.

A coordenadora da região Sul, Anna Carolina, destacou como o trabalho realizado pelo segmento tem sido importante na luta pela conquista de mais espaço para as mulheres na política.

“Se sabemos como é difícil a participação da mulher na política hoje, imagina há 2 décadas! Nesses 21 anos do PSDB Mulher parabenizo as guerreiras que abriram as trincheiras para as demais nessa luta por igualdade e respeito. Vocês nos orgulham com seus bons exemplos, obstáculos superados e a persistência na causa”, disse e completou: “Vocês fazem história, vocês são inspiração! Obrigada líderes, obrigada PSDB Mulher por nos acolherem, valorizarem e ensinarem que através da política podemos fazer a diferença na vida das pessoas e transformar o mundo da forma que tanto sonhamos”, agradeceu.