Acompanhe

Tucanos lamentam demissão de Mandetta do ministério Saúde

Foto: Agência Brasil

Após dias de especulação e divergências públicas em razão das estratégias para conter a velocidade do contágio da Covid-19, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta anunciou, por meio de uma rede social, que havia sido comunicado de sua demissão pelo presidente Jair Bolsonaro. O novo ministro é o oncologista e empresário do setor da saúde Nelson Luiz Sperle Teich. Tucanos também usaram as redes sociais para se pronunciarem nesta quinta lamentando a saída de Mandetta da pasta e agradeceram pelo seu empenho.

“Mandetta, gratidão pelo oq fez aos brasileiros. Se ñ estamos em situação pior devemos a você e sua equipe. Apoiados na ciência seguraram a curva do contágio. Obrigada pela humanidade, bom senso, generosidade e amor à nação. O reconhecimento do seu trabalho ultrapassou fronteiras”, disse a senadora Mara Gabrilli (SP).

A deputada federal Tereza Nelma (AL) criticou a troca de ministro. “Esse é o governo que destrói o pouco que estava dando certo. Espero que a demissão não se traduza em mais mortes de brasileiros”.

A deputada Mariana Carvalho (RO), que faz parte da Comissão Externa de Enfrentamento ao Coronavírus, elogiou o trabalho de Mandetta diante da crise.  “Meu reconhecimento ao ministro Mandetta pelo excelente trabalho e pelo profissionalismo na condução do nosso SUS, maior sistema de Saúde do mundo. Com maestria conduziu as políticas públicas diante de uma pandemia, sempre pautado em salvar vidas”.

A defesa da ciência e da saúde como um direito universal é o maior legado deixado por Mandetta, considera a deputada federal Shéridan (RR). “Deixo meu reconhecimento pelo grande trabalho que fez. E que o novo ministro siga no caminho da técnica, defendendo a vida!”, disse.

A deputada Bruna Furlan (SP) teme as consequências da troca de ministro em um momento tão desafiador para a saúde do país.   “A troca de comando no Ministério da Saúde é um movimento temerário do presidente Jair Bolsonaro no momento em que o país parece estar ingressando na fase crítica da pandemia. Luiz Henrique Mandetta vinha realizando trabalho respeitável à frente da pasta”, salientou.

Conterrânea de Mandetta, a deputada Bia Cavassa (MS) também lamentou a saída dele da pasta e fez um agradecimento pela sua atuação. “Quero externar meu sentimento de gratidão pelo trabalho, preocupação, dedicação que o Dr. Luiz Henrique Mandetta desempenhou servindo esta nação – em especial ao carinho dedicado à nossa população – e manifestar meus sinceros votos de sucesso em sua caminhada profissional. Obrigada, Dr. Mandetta!”, disse.

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio, criticou, por meio de nota, a decisão do governo. “É lamentável a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no momento em que o país caminha para a fase mais aguda da pandemia. Mandetta se tornou alvo de críticas e intrigas dentro do governo nos últimos dias, justamente por estar fazendo um bom trabalho, alinhado à ciência, aos organismos e às autoridades internacionais. O que se espera, neste momento, é que seu substituto mantenha a linha de atuação que os países, na sua grande maioria, estão adotando. Não é possível que o mundo inteiro esteja errado. São vidas que estão em jogo e o esforço para preservá-las deve estar acima de disputas políticas e ideológicas”.

Gestores estaduais e municipais também lamentaram a troca de comando

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu a atenção dada pelo ex-ministro ao estado. “Respeito a legitimidade do Presidente de fazer as alterações em seu time, mas lamento a saída de um ministro que coordenou com competência e dedicação exemplar a política de enfrentamento ao covid-19. Agradeço a atenção que @lhmandetta  deu ao RS e desejo êxito a Nelson Teich”, disse.

O governador de São Paulo, João Doria, considera a saída de Mandetta do cargo “uma perda para o Brasil”. “Agradeço o apoio e contribuição com o Estado de SP no combate à pandemia. Desejo êxito ao novo Ministro da Saúde, Nelson Teich, e espero que siga procedimentos técnicos e atenda às recomendações da OMS”.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, elogiou Mandetta e agradeceu pelo apoio dado ao estado. “@lhmandetta atuou com muita competência e empenho no comando do Ministério da Saúde, principalmente nesta guerra contra o coronavírus. Quero deixar registrado o agradecimento ao ministro Mandetta pelo trabalho em favor de Mato Grosso do Sul, no apoio para aquisição de equipamentos hospitalares, materiais de consumo e medicamentos, visando reforçar o sistema de saúde, em especial contra o coronavírus”.

O prefeito de Porto Alegre (RS), Nelson Marchezan Jr., também usou suas redes para agradecer o ex-ministro. “Quero deixar registrado meu agradecimento ao @lhmandetta, pela brilhante condução dos trabalhos de enfrentamento à pandemia de Covid-19, enquanto esteve à frente do Ministério da Saúde. Também desejo sorte ao novo ministro, Nelson Teich.”.