As mulheres alagoanas mastectomizadas em cirurgias realizadas no SUS poderão realizar brevemente a reconstrução mamária em Maceió. Os recursos para custear as reconstruções foram conseguidos pela deputada federal Tereza Nelma e pelo senador Rodrigo Cunha, no total de R$ 600 mil. A deputada, em entendimento com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, conseguiu também uma parceria para que os procedimentos sejam realizados no Hospital da Mulher.
A lei Federal 12.802 garantiu o direito às mulheres mastectomizadas de terem suas mamas reconstituídas pelo SUS, imediatamente após a retirada do tumor. No entanto, essa lei não é cumprida, apesar dos sete anos de sua vigência. “A grande maioria das mulheres é obrigada a conviver com essa mutilação”, afirma Tereza Nelma.
“Em Alagoas as mulheres chegam a esperar de 3 a 4 anos pela cirurgia, mesmo a reconstrução imediata sendo viável em cerca de 90% dos casos. E isso mexe muito com a autoestima da mulher, podendo desencadear outros problemas graves, como a depressão. Eu já tive câncer de mama e sei como é difícil física e psicologicamente”, revela Tereza Nelma.
Hospital do Amor
Também com recursos obtidos pela deputada federal Tereza Nelma, em parceria com o senador Rodrigo Cunha, Alagoas terá também uma unidade do Hospital de Amor, em Arapiraca, que atenderá pacientes com câncer. A emenda de R$ 32 milhões de reais já foi empenhada, para que as obras possam se iniciar ainda este ano.
O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, já conseguiu a aprovação da Câmara de Vereadores para a doação de um terreno para a construção do hospital, que trará a tecnologia do hospital de Barretos, São Paulo, para as mulheres alagoanas. “Elas terão acesso ao que há de melhor e mais moderno em seus tratamentos”, completou Tereza.
O câncer de mama é o mais comum dentre as brasileiras. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, estima que o Brasil terá mais de 60 mil casos de câncer de mama no Brasil, a partir de 2020.
Casa Rosa no combate ao câncer e de colo de útero
Após se curar de um câncer de mama, em 2016, Tereza Nelma fundou a Casa Rosa de Maceió, cumprindo um compromisso de campanha. Se fosse eleita, ajudaria outras mulheres com câncer de mama e de colo de útero.
Hoje, a Casa Rosa, serviço da Associação de Pessoas com Câncer (APECAN), fundada pela deputada Tereza Nelma, já atendeu mais de 8 mil mulheres, oferecendo gratuitamente serviços preventivos, proporcionando mastologia, ginecologia, fisioterapia oncológica, psicologia, enfermagem e serviço social, tudo gratuitamente. Também oferece transporte para pacientes e palestras gratuitas nas comunidades, explicando como se prevenir e detectar o câncer de mama em seu estágio inicial. E sem convênio com o SUS, prefeitura ou governo.
Com informações do blog da parlamentar