Organizações sem fins lucrativos elaboram guia para ajudar prefeituras no combate ao coronavírus

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Organizações sociais sem fins lucrativos se uniram para lançar um Checklist de preparação para a Covid-19 nos municípios, uma espécie de guia de apoio para ajudar o gestor a se organizar e implementar medidas contra a pandemia. O documento pode ser de uso tanto de governantes do poder público municipal, como de técnicos e profissionais ocupando diferentes funções nesse momento de preparo da estrutura de saúde municipal.

A Impulso, o Instituto Arapyau e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), organizadores deste documento, destacam que produção do material se deu pela importância do protagonismo dos municípios, e mais especificamente, da atenção básica da saúde na prevenção da doença.

“Sabemos dos inúmeros obstáculos presentes na realidade da gestão municipal que podem comprometer a implementação de diversas ações. No entanto, acreditamos que as orientações podem dar suporte à ação do sistema de saúde municipal e estamos dispostos a apoiar a construção de soluções que se adaptem às realidades locais”, salientam e se oferecem para continuar construindo materiais relevantes, tirar dúvidas e apoiar os municípios na implementação das ações e políticas de prevenção e combate à Covid-19.

As organizações explicam que o material foi produzido com base em documentos e protocolos lançados pelo Ministério da Saúde e outras organizações para enfrentamento da pandemia, tudo estruturado em uma ferramenta de checklist.

As medidas para o preparo dos municípios estão organizadas em quatro partes: Governança de crise, Comunicação e distanciamento, Vigilância e Assistência.

Acesse aqui o checklist completo.