PSDB-Mulher do PA participa de seminário oferecido pelo TRE/PA para incentivar o engajamento feminino na política

Integrantes do PSDB-Mulher do Pará participaram, na última sexta-feira (16), de um seminário com o tema “Eu, mulher: participação, política e sociedade”, voltada para o incentivo à participação feminina na política, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). A programação foi voltada para os dirigentes partidários e para a sociedade em geral. Segundo a presidente da Comissão de Incentivo à Participação Feminina no âmbito do TRE/PA, a juíza Luzimara Moura, o objetivo do TRE PARÁ é levar todo esse conhecimento para mulheres que residem por todo Pará. “Queremos atualizar a todas as mulheres sobre o exercício de seus direitos e de sua força na política!”, enfatiza.

A coordenadora de Eventos do PSDB-Mulher Nacional, Benedita Alves, a Bibi, destacou a importância de eventos como esse para o preparo de mulheres que pretendem se candidatar nestas eleições para algum cargo eletivo.

“É muito importante esse tipo de treinamento, até para evitar que mulheres sejam enganadas pelos partidos e usadas como laranjas para cumprir cota. Este foi um dos assuntos abordados pelo seminário. Quando uma mulher é capacitada não se deixa enganar”, destacou Bibi.

As eleições deste ano conta com uma novidade significativa, cada partido deverá encaminhar à Justiça Eleitoral, juntamente com o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), a lista de candidatas que concorrerão no pleito, respeitando-se o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Antes desta regra, prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), a indicação de mulheres para participar das eleições era por coligação e não por partido. A mudança vai impactar principalmente o fomento à participação feminina na política. Bibi Alves ressaltou o pioneirismo do PSDB-Mulher no investimento de ações voltadas a ala feminina do partido como incentivo ao engajamento delas na política.

“Nós do PSDB, estamos adiantadas em relação a outros partidos no que diz respeito a treinamento das mulheres. O PSDB tem cumprido com o seu dever. Por isso, é muito importante o uso do fundo partidário no investimento da capacitação da mulher”, frisou.

As mulheres são 52% da população, mas governam apenas 12% das prefeituras no Brasil. A situação fica ainda pior em relação a mulheres negras. Elas representam 27% da população, mas governam apenas 3% das prefeituras no país. Os municípios governados por mulheres abrangem apenas 7% da população, e em geral, são os menores e mais pobres.

Nas últimas eleições (2018), houve um aumento de 51% da bancada feminina na Câmara dos Deputados e de 35% nas Assembleias Legislativas.

Uma das palestrantes do seminário, a advogada Juliana Freitas parabenizou a iniciativa da Justiça Eleitoral e afirmou que é fundamental o engajamento das instituições e a democratização dos espaços para permitir “que reflitamos, juntas, sobre a atuação da mulher na política e o seu papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Sem sombra de dúvidas, uma vez mais, o TRE/Pa desempenha um papel fulcral de se aproximar da sociedade civil nessa construção da cidadania e efetivação da democracia no nosso Estado”, comemorou.

*Com informações do TRE/PA