Voto feminino é pilar fundamental da democracia, afirma Bia Cavassa

A deputada federal Bia Cavassa (MS) participou de sessão solene em homenagem ao Dia da Conquista do Voto Feminino realizada, nesta quinta-feira (5), no plenário da Câmara. A data é comemorada anualmente no dia 24 de fevereiro.

Em seu discurso, a parlamentar cita a Nova Zelândia, primeiro país a garantir o sufrágio para a classe feminina, em 1893, enquanto o Brasil estendeu o acesso às mulheres apenas em 1932. “Hoje, o voto é um direito fundamental e que garante à mulher sua total independência, pois a tão almejada liberdade que o ser humano valoriza, começa na política”, ressalta.

Por ser uma conquista considerada recente, a tucana dedicou sua homenagem para todas as mulheres de coragem e bravura que lutaram para que esse direito fosse garantido. “Tudo foi feito para que pudéssemos estar aqui, ampliando cada vez mais a nossa força, honrando o nosso sagrado direito de escolha e o alicerce da nossa liberdade, o pilar da nossa democracia e a esperança de dias melhores para todos nós”, enfatiza.

A Câmara dos Deputados realiza durante o mês março atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Serão realizadas sessões solenes, premiações, oficinas, entre outras atividades, como debate sobre o combate à violência contra a mulher e os desafios na política.

Com informações do PSDB na Câmara