Exposição mostra os avanços femininos no Parlamento brasileiro

O Centro Cultural e a Secretaria da Mulher promovem no mês de março a exposição “Lugar de Mulher é na Tribuna: os avanços femininos no Parlamento brasileiro”. A abertura da mostra, que faz parte da programação do Março Mulher, aconteceu nesta quarta-feira (4), no corredor de acesso ao Plenário.

E o foco central da exposição é o uso da palavra como instrumento de luta feminina no âmbito do Poder Legislativo.  A mostra aborda as ações promovidas e as vitórias conquistadas pelas mulheres a partir dos enunciados femininos proferidos no curso da atividade parlamentar. O marco histórico é o dia 26 de março de 1987, quando mulheres de todos os estados da federação entregaram no Congresso Nacional a famosa Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes.

Recorrendo a uma linha do tempo, são elencadas as principais ações protagonizadas pelas mulheres no âmbito do Poder Legislativo nestes últimos 33 anos, em particular a partir da criação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Entre as homenageadas está a ex-deputada tucana Moema São Thiago, que participou da Assembleia Nacional Constituinte e é uma das fundadoras do PSDB.

A exposição também faz um resgate histórico das pioneiras na luta da igualdade de gênero no Brasil. Na mostra há homenagem as quatro pioneiras que ocuparam assento no Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. São lembradas ainda as deputadas que, embora somando apenas 26 dos 559 constituintes, que se uniram e conseguiram fazer aprovar a maior parte das propostas apresentadas.

Serviço
Exposição: Lugar de Mulher é na Tribuna: os avanços femininos no Parlamento Brasileiro
Data: 4 a 18 de março

Horário: das 9h às 17h