Notícias

Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos define prioridades para as eleições 2020

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos se reuniu, em 13 e 14 de fevereiro, em Brasília. Formado por integrantes de 32 partidos, o fórum definiu pela aprovação da Carta de Compromisso, na qual definem as prioridades para as eleições municipais 2020, o combate às candidaturas laranjas e pesquisas de opinião.

Participaram integrantes do PSDB, Rede, PDT, PSB, Cidadania, MDB e PT. O PSDB foi representado pela advogada Luciana Loureiro, integrante do PSDB-Mulher e do PSDB do DF.

O Fórum deverá promover uma pesquisa, a ser publicada em abril, com a participação de 451 candidatas filiadas a 32 partidos.

Reunião

A próxima reunião será realizada, em Brasília, em 17 de março, na Sede do PL. Em abril, a reunião será em Porto Alegre, nos dias 16 e 17.

Durante a reunião foi apresentado o resultado da pesquisa do Instituto Alziras realizada com as candidatas das eleições 2018. O Instituto informou que os dados ainda não são públicos, mas caso o partido queira podem apresentar para o PSDB-Mulher;

Na próxima reunião do Fórum deve ser realizada apresentação do Robô Gloria (inteligência artificial) que combate à violência contra a mulher e debatidas ações desenvolvidas ao longo do mês de março.

A previsão é elaborar uma Carta Compromisso dos Partidos com as candidaturas de mulheres e definir a participação do Fórum no Seminário do TSE “Participa mulher por uma cidadania plena.