Notícias

Lêda Borges defende a reutilização da água da chuva em órgãos públicos de Goiás

Foto: Assessoria de Imprensa da Dep. Estadual Lêda Borges (GO)

 A deputada estadual Lêda Borges (GO) propõe a criação do projeto “Torneira Verde”, que visa implantar mecanismos de captação da água da chuva e seu reuso em todos os órgãos da administração pública do estado de Goiás.

A proposta determina que a água captada deverá ser utilizada na limpeza dos órgãos da administração pública, à rega de plantas e a descarga dos sanitários.

“A demanda por água do estado e Goiás tem aumentado vertiginosamente conforme a sua população e crescimento urbano desordenado, e nesse ritmo será maior que a capacidade de abastecimento que possuíamos, em poucos anos”, apontou.

A parlamentar alega que essa é apenas uma das soluções a serem implementadas.

Fiscalização

A fiscalização deverá ser realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, bem como a implementação e controle da qualidade e eficiência dos mecanismos.

Lêda argumenta que a conscientização da população acerca da necessidade de preservação dos recursos hídricos passa primeiro pela própria administração pública. O estado de Goiás tem, hoje, uma população de mais de 6 milhões de habitantes.

De acordo com os dados da Saneago, 96,5% da população do estado hoje é abastecida com água, e 54,3% com serviços de esgotamento sanitário.
 
*Com informações do Tribuna Piranhense.