Entenda os termos gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating

Foto: Manifestação no Rio de Janeiro/ Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Tide Setubal, organização não governamental, de origem familiar, que atua com a missão de fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com diversos agentes da sociedade civil, de instituições de pesquisa, do Estado e do mercado, detalhou expressões utilizadas para sinalizar o machismo nas relações sociais.

As expressões analisadas são manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining. Segundo a avaliação, ao saber do significado, fica mais fácil que homens e mulheres conscientes e articulem para evitar situações frequentes pelas quais muitas mulheres passam.

Manterrupting significa que quando um homem interrompe constantemente uma mulher, de maneira desnecessária, não permitindo que ela consiga concluir sua frase. A palavra é uma junção de “man” (homem) e “interrupting” (interrupção) e, em tradução livre, quer dizer “homens que interrompem”. Esse comportamento é muito comum em reuniões e palestras mistas, quando uma mulher não consegue concluir sua frase por ser constantemente interrompida pelos homens ao redor.

Mansplaining significa que quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. O termo é uma junção de “man” (homem) e “explaining” (explicar).

Bropriating significa que quando um homem se apropria da mesma ideia já expressa por uma mulher, levando os créditos por ela. O termo é uma junção de “bro” (de brother, irmão, mano) e “appropriating” (apropriação). É algo que acontece muito em reuniões.

Gaslighting, termo derivado do termo inglês Gaslight, ‘a luz [inconstante] do candeeiro a gás’, é um dos tipos de abuso psicológico que leva a mulher a achar que enlouqueceu ou está equivocada sobre um assunto, sendo que está originalmente certa. É um jeito de fazer a mulher duvidar do seu senso de percepção, raciocínio, memórias e sanidade.

*Com informações do site Movimento Mulher 360.