Maioria das notas máximas na redação do Enem 2019 é de mulheres

Escola Estadual Pedro Álvares Cabral. Alunos em sala de aula.

A nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi liberada aos alunos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o assunto mais comentado foi a nota das redações. Este ano foram 53 alunos com nota máxima, dos quais 32 alunas mulheres.

O tema para o texto argumentativo deste ano foi a “Democratização ao acesso do cinema no Brasil”, o que surpreendeu a maioria dos alunos e professores.

Na edição anterior da prova, a porcentagem de mulheres com nota mil na redação do Enem foi ainda maior. Segundo dados do Inep, órgão responsável pelo exame, das 55 provas “perfeitas”, 42 foram escritas por mulheres, ou seja, uma taxa 76%.

Para o professor Giba Alvarez, diretor presidente da fundação Polisaber desde 2009, a redação funciona como uma fórmula, mas que “além da parte técnica, é essencial que o aluno tenha a capacidade de analisar o mundo a seu redor. O Enem exige um leitor crítico e que consiga entender o mundo que ele vive e escrever argumentar sobre ele”.

O professor destaca que “a leitura é essencial. Não só de notícias, mas de livros mais aprofundados, para que o aluno crie um repertório cultural e leitura crítica, afinal, ou seja, transformar a informação em conhecimento e análise. Tem um ditado que diz que quem escreve bem “que, lê muito, escreve bem”, e isso é verdade.

*Com informações do site R7.