Tereza Nelma indica Zilda Arns para integrar livro dos Heróis da Pátria

A deputada federal Tereza Nelma (AL) indicou o nome da Dra. Zilda Arns para integrar o “Livro de Aço”, também conhecido como o “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”, em reconhecimento a sua dedicação e empenho na fundação e coordenação da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

Neste mês completou 10 anos da morte de Zilda, vítima de um terremoto no Haiti. A indicação foi feita por meio do Projeto de Lei, nº 1937/2019, que já está tramitando no Congresso.

Para ter o nome inserido definitivamente no livro, é necessário que o Senado Federal e a Câmara dos Deputados aprovem a inclusão. Só podem ser homenageadas pessoas falecidas há pelo menos 10 anos, e que tiveram um papel fundamental na construção do país.

No livro,  constam 40 personalidades, dentre elas: Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, Tancredo Neves, Santos Dumont, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Anita Garibaldi, dentre outros.

Zilda Arns/ Foto: Pastoral da Terra Org.

História

Ainda na juventude, Zilda trabalhou por 27 anos na saúde pública, onde também se destacou como sanitarista. Em 1983, na cidade de Florestópolis (PR), com o apoio do cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, ela criou a Pastoral da Criança.

O objetivo era de levar às comunidades de baixa renda a prevenção e o tratamento de doenças nas crianças e mães. Um dos grandes feitos da Pastoral da Criança foi a criação da MultiMistura, um suplemento natural que até hoje ajuda crianças desnutridas a se alimentar e fortificar.

Também por iniciativa de Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada em 2004, durante a assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta é promover oportunidades, melhorar a qualidade de vida e garantir o respeito aos direitos dos idosos, multiplicando o saber e a solidariedade fraterna, proporcionando dignidade, esperança e vida plena aos idosos.

*Com informações das redes sociais, da assessoria e do site Cada Minuto.