PSDB-Mulher prepara o lançamento de cerca de 10 mil nas eleições 2020

O PSDB-Mulher se organiza para lançar 10 mil nomes femininos nas eleições municipais de 2020. A expectativa ganhou força após o sucesso alcançado nas eleições de 2018, que garantiu um aumento de 60% na bancada feminina do PSDB na Câmara dos Deputados e de 33% nos estados.

Um ano e meio antes da corrida às urnas, o PSDB-Mulher começou uma campanha nacional de filiação de mulheres ao partido. A meta é incentivar uma onda de candidaturas femininas e, assim, ajudar a mudar a cara do PSDB.

Para a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, é fundamental a reorganização do partido, baseada no respeito à lei, união interna e sem divisões. Em entrevista ao jornal O Tempo, de Minas Gerais, ela demonstrou seu entusiasmo sobre as eleições 2020. “Eu acredito que vai multiplicar muito o número de candidatas”.

“As próprias mulheres estão dispostas a ir para o embate eleitoral e exercer postos de comando. Há um abrigo melhor dentro dos partidos, seja por força da lei ou por compreensão de que as mulheres estão dispostas”, ressaltou.

A íntegra da entrevista pode ser lida aqui    no jornal O Tempo.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria original

Capitais

A única prefeita de do PSDB é bastante ativa no PSDB-Mulher é Cinthia Ribeiro, de Palmas, no Tocantins. Além de investir na reeleição de Cinthia, as tucanas já identificaram pelo menos mais quatro pré-candidatas a prefeita em capitais: Mariana Ribas no Rio de Janeiro (RJ), Luísa Barreto em Belo Horizonte (MG), e Neuzinha de Oliveira em Vitória (ES).

No total, há 79 tucanas prefeitas de cidades em todo país, 78 vice-prefeitas e 706 vereadoras. São nove deputadas federais, 16 deputadas estaduais e uma senadora: Mara Gabrilli (SP).

Filiações

Em meio a mais de 1,5 milhão de filiados, o PSDB reúne cerca de 620 mil mulheres militando na legenda, ou seja 41% do total. O restante se divide em dois grupos: 779.422 são homens e 111.143 não declararam o sexo.

A meta do PSDB-Mulher é estimular a filiação de novas lideranças femininas e capacitá-las, sobretudo, para a disputa de prefeituras. No próximo ano, é preciso avançar! Juntas, somos fortes!

Clique aqui para ler a matéria original