Notícias

Nelson Marchezan detalha alguns pontos dos debates deste sábado (7)

Fotos: PSDB Nacional

Relator geral das teses do IV Congresso Nacional do PSDB, neste sábado (7), em Brasília, o prefeito de Porto Alegre (RS) Nelson Marchezan, sintetizou os principais pontos discutidos ao longo do dia. Neles, o partido reitera posições e aponta alternativas para áreas específicas. O texto deverá ser divulgado no começo do próximo ano.

Na educação, a defesa pelas pesquisas em ciência e tecnologia, além da inclusão da possibilidade de futuramente alunos de famílias com condições financeiras pagarem mensalidades pelo ensino superior público.

De acordo com o texto, a prioridade se concentra no ensino básico e fundamental, assim como o apoio à primeira infância.

Em relação ao meio ambiente, o apoio ao Acordo de Paris, que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a  partir de 2020, a fim de conter o aquecimento. Também foi firmado o reconhecimento que não há incompatibilidade entre agronegócio e a sustentabilidade.

Pelo texto, a prioridade deve ser o saneamento urbano.

Ao debater reforma do Estado, os tucanos definiram a necessidade de modernização e a fixação de regras para analisar o desempenho dos servidores, permitindo assim a estabilidade, que atualmente é regra.

O texto define ainda a redução da maioridade penal para 16 anos, o apoio para a comercialização dos medicamentos à base de Cannabis, assim como o voto distrital e as prévias partidárias nas disputas a cargos majoritários e a manutenção do instituto da reeleição.