Acompanhe

Yeda Crusius é indicada para a Medalha Mietta Santiago 2020

Deputada Yeda Crusius no Encontro Nacional do PSDB Mulher em Brasília. DF, 08/12/2017 - Foto George Gianni/ObritoNews

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, está indicada para a Medalha Mietta Santiago 2020. Faça valer a sua voz. Sua opinião é muito importante para o PSDB-Mulher. Vote sobre temas de interesse das brasileiras. A sessão solene para agraciar a escolhida em 10 de março de 2020. A concessão é dada para as mulheres com atuação nacional relevante.

Ao argumentar sobre a atuação de Yeda Crusius em defesa da participação das mulheres na política, a deputada federal Tereza Nelma (AL) apresentou a indicação para o Prêmio à Câmara.

Congresso Partidário

No sábado (7) haverá o Congresso Partidário, em Brasília,  quando mulheres tucanas do Brasil todo entrarão neste debate. O PSDB-Mulher na esteira do Congresso Nacional do PSDB definiu 17 temas para sua Carta Programática.

Os 17 temas nortearão a campanha das tucanas em 2020 e tem como principal bandeira a Paridade de Gênero 50/50 nos cargos de comando dos partidos, Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

A votação das tucanas é fundamental para mostrar que temos voz. Afinal, as mulheres são a maioria da população e dos eleitores brasileiros.

Clique aqui para recordar os temas da Carta Programática.

Biografia Histórica

Ex-governadora do Rio Grande do Sul, ex-ministra do Planejamento no Governo Itamar Franco, Yeda Crusius exerceu quarto mandatos de deputada federal, foi fundadora e 1ª presidente do PSDB-Mulher Nacional. Foi reconduzida ao comando do segmento feminino em 2017 e reeleita em maio de 2019.

Durante as eleições de 2018, Yeda Crusius teve um papel fundamental na articulação política que resultou na destinação dos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral às candidaturas femininas, junto com outras mulheres como a 1ª Secretária da Mesa da Câmara, Soraya Santos (PL-RJ), e a ex-ministra do TSE Luciana Lóssio.

Metas Definidas

O  próximo objetivo de Yeda Crusius é garantir a paridade de gênero na ocupação dos cargos de comando nos partidos, no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Mietta Santiago

A medalha leva o nome da escritora, advogada criminalista, oradora, poeta, sufragista e feminista no apoio dos direitos das mulheres. Em 1928, quando estava em vigor a proibição ao voto feminino ela impetrou, como advogada, Mandado de Segurança e obteve sentença (fato inédito no país) que lhe permitiu votasse em si mesma para um mandato de deputada federal.

Apesar de não ter conseguido se eleger, Mietta exerceu seus direitos políticos: direito político ativo (votar), amparado em sentença, fundada em direito líquido e certo previsto na Constituição Federal, e também direito político passivo (ser votada).

Na época o Partido Republicano do Rio Grande do Norte aproveitou-se da brecha aberta por Mietta Santiago para lançar a candidatura da potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira, que se tornaria a primeira mulher a ser eleita para um mandato político no Brasil, como prefeita do município de Lages.

A medalha tem as seguintes categorias Platina, Ouro, Prata e Bronze.