Acompanhe

É preciso apresentar propostas públicas para combater a pobreza, diz Wanda Engel

Foto: ITV

A ex-ministra Wanda Engel, que participou do primeiro piloto do Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher, reiterou sua preocupação com a gravidade da situação social porque passa o país. Ela alertou, novamente, sobre o aumento da pobreza e a ausência de propostas de políticas públicas no esforço de reverter estes dados. Ela acaba de lançar um site para debater políticas de combate à pobreza.

No site, criado por ela, a ex-ministra chama a atenção de todas que o assunto tem de estar na pauta do dia. Clique aqui para ler o site.

“Ocorre que vivenciamos, no Brasil, um aumento inaceitável da pobreza e da desigualdade. Por um lado, cresce a consciência da complexidade destes problemas, e de como eles afetam a todos nós. Por outro lado, o momento é de “proposta zero” em termos de políticas públicas voltadas para estas questões.”

Para Wanda Engel, a gravidade da situação e a falta de saída visíveis podem nos levar a uma estagnação ou a um verdadeiro retrocesso nas políticas de redução da pobreza. “Minha intenção é a de contribuir, com a experiência acumulada em 57 anos de vida profissional, na busca de novas e mais efetivas soluções para este problema.”

Propostas

A ex-ministra disse que, com sua experiência em organizações não-governamentais (ONGs), governos, organismo internacional ou setor privado, busca “criar propostas com potencial de se tornarem políticas públicas”.

“Meu propósito, em todos estes espaços, era conceber e implantar iniciativas, a partir do campo da educação ou do desenvolvimento social, com uma “pegada” intersetorial e multissetorial, que pudessem contribuir para a diminuição da pobreza e da desigualdade. Ou seja, que no concreto, pudessem oferecer, para outras crianças e jovens pobres, como eu havia sido, oportunidades de mobilidade social.”

Wanda Engel ressaltou que não se trata de um relato histórico, de cunho acadêmico, mas de uma história vivida e sofrida nas últimas décadas.

“Penso que chegou a hora de disponibilizar não somente a experiência acumulada, mas também os produtos aí gerados e as reflexões atuais sobre o contexto atual. Além de todas estas razões, devo confessar que adoro contar histórias. Sempre quis ser aquele personagem que, à volta de uma fogueira, começa dizendo: ‘Meninos, eu vi!’.”

*Com informações do site da ex-ministra Wanda Engel